Setec estima recolhimento em torno de 30 a 34 toneladas de lixo eletrônico em PP

Pela manhã de ontem, expectativa do titular da pasta, Helton Molina, 15ª edição do mutirão realizado em quatro pontos da cidade e seus distritos era de sucesso como em todos os eventos desde o início

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 03/06/2023
Horário 11:19
Foto: Fotos: Sinomar Calmona
Além de caminhões, gaiolas foram utilizadas para acondicionar os equipamentos
Além de caminhões, gaiolas foram utilizadas para acondicionar os equipamentos

Em todo o dia de ontem, com horário entre às 8h e às 16h, a população consciente se dirigiu a um dos quatro pontos de coleta para descartar corretamente diversos tipos de eletro eletrônico que não mais tinham funcionamento, no Mutirão do Lixo Eletrônico de Presidente Prudente. A ação que é realizada pelo 15º ano em uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia) e Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) possibilita, dá a oportunidade às pessoas de descartarem ambientalmente esse tipo de produto corretamente. De acordo com o titular da Setec, Helton Molina Sapia, 54 anos, a expectativa muito positiva gira em torno de algo entre 30 a 34 toneladas de recolhimento de produtos em fim de vida útil, tudo foram alocado em gaiolas ou caminhões, no Parque do Povo, por aproximadamente 150 universitários dentre eles da Fipp (Faculdade de Informática de Presidente Prudente), do curso de Pedagogia e Agronomia.

“Essa parceria vem lá de quando iniciou essa ação. Vivíamos um momento que havia a obsolescência de toda uma era de equipamentos computacionais, lançava-se uma versão nova de computador, as pessoas compravam e não sabia oque fazer com o velho. E foi com essa preocupação de descarte correto dos computadores que o Mutirão do Lixo Eletrônico começou e tem sido um sucesso”, destaca o secretário da Setec.

O secretário exalta que a Prefeitura entra com toda a divulgação que antecede esse evento, toda a infraestrutura e a Unoeste com o seu corpo docente e discente.

 

RETORNO POSITIVO PARA TODOS

Conforme Helton, para os alunos essa ação funciona como uma atividade de conscientização, eles entendem a importância de colaborar para a proteção do meio ambiente e a Prefeitura alcança o objetivo que é dar o tratamento correto indicado a esse tipo de material eletroeletrônico que tem materiais como plástico, metais, que são recicláveis, mas um grande percentual dele é agente contaminante como chumbo, níquel, cobre.

“São elementos nocivos que se entrarem em contato com o meio ambiente poluem e causam doenças graves nos seres humanos atacando o sistema renal, respiratório e até funções cerebrais. O que acontece, quando a reciclagem não é feita corretamente: a pessoa aproveita aquilo que vale dinheiro como o plástico, o metal e o que não ela descarta no lixo comum ou no meio ambiente”, denota.

E é ai que entra a parceria com a Abree (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos), desde 2021, uma empresa de reciclagem de eletroeletrônicos sem fins lucrativos, mantida pelas indústrias que produzem esse tipo de material.

“O plástico e o metal, por exemplo, são coletados, processados e devolvidos para a indústria que vai usar para fazer um novo eletroeletrônico. E o contaminante recebe todo tratamento químico adequado para não retornar ao meio ambiente e não contaminar a nossa querida Presidente Prudente!”, ressalta o secretário de Tecnologia.

 

ENGAJAMENTO

Outras secretarias estiveram envolvidas com a atuação de pessoal, utilização de parte da frota de caminhões e carros, além de equipamentos nos quatro pontos de coleta na cidade, além do Parque do Povo, no Conjunto Habitacional Ana Jacinta, Parque Alvorada e Conjunto Habitacional João Domingos Netto, além dos distritos: Ameliópolis, Eneida, Floresta do Sul e Montalvão.

Dez bicicletas foram sorteadas com os nomes colocados em cupons das pessoas que fizerem o descarte. A entrega dos prêmios será na próxima semana, pela Unoeste e Prefeitura.

“Essa parceria vem lá de quando iniciou essa ação. Vivíamos um momento que havia a obsolescência de toda uma era de equipamentos computacionais, lançava-se uma versão nova de computador, as pessoas compravam e não sabia oque fazer com o velho. E foi com essa preocupação de descarte correto dos computadores que o Mutirão do Lixo Eletrônico começou e tem sido um sucesso”

Helton Molina Sapia

Fotos: Sinomar Calmona

 

População aproveitou para descarta muitos produtos de linha branca como, entre outros, geladeiras, lavadoras

 

 

Centenas de universitários de cursos da Unoeste estiveram envolvidos em todos os pontos de coleta do Mutirão do Lixo Eletrônico 2023

 

Evento dá oportunidade a população de desfazer corretamente de aparelhos que não têm mais funcionamento e estão apenas ocupando espaço

Publicidade

Veja também