Setembro Amarelo nos faz refletir sobre a importância de falar, mas também de ouvir

EDITORIAL -

Data 10/09/2021
Horário 04:15

De acordo com as últimas estimativas da OMS (Organização Mundial da Saúde), divulgadas em relatório de junho deste ano, uma em cada cem mortes ocorre por suicídio. Com a pandemia, que praticamente confinou o mundo inteiro dentro de casa, gerando medo, tristeza, angústia, tensão e luto - quase 600 mil vidas se foram somente no Brasil neste um ano e meio -, casos de depressão, transtorno de ansiedade e até de pessoas que tiram a própria vida vêm sendo cada vez mais corriqueiros. 
Muitas pessoas não sabem lidar com as perdas. Outras com o desemprego. Têm dificuldade em lidar com as dívidas ou com o término de um relacionamento. Algumas não conseguem por pra fora, expressar o que estão sentindo ou o que está incomodando. Outras até dão sinais ou mostram claramente que não estão bem. A saúde mental está prejudicada. Porém, não encontram apoio, quem escute, dê conselhos, oriente. 
Segundo a OMS, o suicídio é prevenível em 90% dos casos. Daí a importância de, com informação e conhecimento, saber reconhecer os sinais, escutar sem julgamentos, conversar e ajudar. Visando a conscientização e prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no país e no mundo, foi criada a campanha Setembro Amarelo. Um lembrete sobre a importância de incentivar quem passa por problemas a falar, mas também de quem está ao redor escutar.
Em Presidente Prudente, a Prefeitura publicou na última semana no Diário Oficial do Município, a Lei 10.580/2021, que visa implantar medidas de prevenção e alerta sobre a depressão e o suicídio nas escolas da rede pública. O texto, de autoria do vereador Tiago Santos de Oliveira (PTB), propõe que sejam criados grupos de apoio com auxílio de profissionais voluntários, como terapeutas, psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, entre outros; palestras informativas; e distribuição de cartilhas. Também fica aberto para que cada unidade escolar crie outras medidas voltadas à valorização da vida e prevenção ao suicídio e depressão entre os alunos.
Ainda na cidade, alusivo ao Setembro Amarelo, alunos da Medicina Jaú da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), por meio da Proext (Extensão e Ação Comunitária), promovem desde quarta-feira, o 2º Simpósio Online de Prevenção ao Suicídio, que segue até hoje. O evento, realizado de forma online e totalmente gratuito, traz palestras com temas que discutem as diversas situações de vulnerabilidades relacionadas à prática.
Um assunto extremamente importante, complexo e que ainda é tabu no nosso cotidiano, mas que merece ser debatido durante todo o ano, e não apenas em um mês específico. Se você acha que não está bem, que a pressão interna está muito grande, que o corpo está exausto, peça e aceite ajuda. Se perceber alguém que está nesta situação, converse, de forma acolhedora e sem críticas. Não é drama, nem frescura e muito menos falta de Deus. Manter-se próximo e atento tem o efeito de mostrar para a pessoa que pensa em suicídio que alguém se importa verdadeiramente com ela. E isso pode fazer uma grande diferença. Inclusive salvar vidas!
 

Publicidade

Veja também