Setor agropecuário segue como maior gerador econômico da região

PRUDENTE - Rogério Lopes

Data 24/04/2016
Horário 09:07
A agropecuária é considerada como a principal "engrenagem" que impulsiona a economia regional. É o que aponta os representantes dos EDRs (Escritórios de Desenvolvimento Rural), órgãos vinculados à Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral). E a expressiva parcela de contribuição no cenário financeiro da região deve seguir este ano, graças às boas expectativas que os responsáveis dos órgãos mantêm para safra agrícola 2015/16.

Em recente estimativa para a produção anual, o IEA (Instituto de Economia Agrícola) aponta as principais culturas que irão contribuir com este balanço positivo do setor. Entre elas, estão a produção do amendoim das águas, com previsão de 564.750 t (toneladas), amendoim da seca, com 2.281.541 t, a safra do milho, com 2.076.248 t milho e produção estimada do milho safrinha, com 1.999.960 t.

Além destes, a lista com as 18 principais culturas produzidas traz a safra de soja, com previsão de colher 2.562.775 t e a presença maciça, como de costume, da cana-de-açúcar, alcançando cerca de 39 milhões de toneladas, juntando os números estimados da cara para indústria e para forragem. Mesmo não aparecendo em estudos, os representantes ainda lembram da pecuária, em especial a de corte, que está – segundo eles – em um bom momento, com preços atrativos e que contribuem para os bons aspectos da agropecuária.

 

Força do campo

Em comum, os membros dos EDRs ressaltam a força que o campo possui, não só na economia regional, mas também em âmbito nacional, sendo responsável, como já mencionado em outras reportagens deste diário, como segmento que tem "segurado" a balança comercial brasileira. Para João Menezes de Souza Neto, diretor técnico do EDR/Cati regional de Prudente, a expectativa é que a safra 2015/2016 ou supere os números da anterior ou, ao menos, mantenha o mesmo percentual. "Produzimos quase de tudo na região, fato que contribui com as boas estimativas", cita.

Ele cita as lavouras de algodão, bata doce, milho e soja que devem seguir com os potenciais de produção. Falando sobre a força do setor, o representante acrescenta que "a agropecuária é o maior gerador econômico da região".  Este aspecto positivo também é mencionado pelo diretor do EDR em Presidente Venceslau, Felipe Melhado. Para ele, "a safra deve seguir com os números esperados, assim como ocorreu no ano passado". Assim como João, Felipe também acredita que a agropecuária é um dos principais eixos de giro financeiro da economia nacional.

No EDR de Dracena, a safra também deve alcanças índices positivos, como pontua o diretor técnico, Luiz Alberto Peloza. Ele lembra que os dados divulgados pelo IEA são transmitidos pelos escritórios, desta forma, tangem as expectativas que são compartilhadas e esperadas pelos representantes das instituições. "Setor tem papel fundamental para região e deve manter os balanços da safra anterior", completa.

 
Publicidade

Veja também