Setores de alimentos e veículos lideram empregos

Informação é do SP em Mapas, programa da Investe SP que disponibiliza dados geoeconômicos dos 645 municípios paulistas

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 30/04/2017
Horário 11:48
 

Informações do SP em Mapas, programa interativo da Investe SP que disponibiliza dados geoeconômicos dos 645 municípios paulistas, apontam que, na 10ª RA (Região Administrativa do Estado de São Paulo), que abrange as 53 cidades da região de Presidente Prudente, o setor que mais emprega atualmente é o de Comércio e Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas. Este conta com 747 empresas e 4.228 empregados. Na sequência está o ramo de Alimentos, com 96 firmas e 3.741 funcionários, seguido do setor de Calçados e Produtos de Couro, com 47 empreendimentos e 3.373 trabalhadores.

Jornal O Imparcial Wadir: "Esse destaque impulsiona a economia da região"

No SP em Mapas, ainda figuram na 10ª RA como principais empregadores o setor de Minerais Não-Metálicos, com 155 empresas e 2.196 funcionários. Em seguida temos a produção de Móveis, com 14 empreendimentos e 1.012 trabalhadores. Por fim, o levantamento sinaliza uma fábrica do ramo de Coque, Derivados do Petróleo e Biocombustíveis, sem apresentar o número de trabalhadores.

O diretor do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Wadir Olivetti, explica que a região se destaca no setor de alimentos por contar com vários frigoríficos, usinas de açúcar, além de empresas produtoras de macarrão, shoyu (molho de soja), molhos, bebidas, entre outros produtos do gênero. "Englobando os três segmentos, há grande geração de emprego. Esse destaque no setor impulsiona a economia da região, fazendo a diferença. Em relação a outras regiões, aqui temos grande concentração de criadores de gado, senão, a primeira, a segunda maior do Estado", destaca.

 

Presidente Prudente

Os dados sinalizados no programa quanto ao número de empresas e empregados, segundo a Assessoria de Imprensa do Investe SP, são da Rais (Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho). Tal levantamento ainda expõe que, em 2015, no município de Presidente Prudente, os setores industrias que mais empregaram foram: Fabricação de Açúcar em Bruto; Curtimento e Outras Preparações de Couro; Fabricação de Massas Alimentícias; Abate de Reses, Exceto Suínos; e Fabricação de Artefatos de Couro não Especificados Anteriormente.

No que diz respeito aos setores agropecuários, os que mais empregaram, em 2015, na capital da Alta Sorocabana, foram: Criação de Bovinos; Atividades Paisagísticas; Atividades de Apoio à Pecuária; Produção Florestal - Florestas Plantadas; e Criação de Outros Animais de Grande Porte.

 

Programa

Os dados do SP em Mapas foram atualizados nesta semana pela Investe São Paulo. Conforme a assessoria, o programa agora tem informações mais recentes que permitem ao usuário comparar e compreender melhor as características socioeconômicas e geográficas de cada região do Estado. "A plataforma é uma forma do investidor começar a ter uma ideia sobre tal local antes mesmo de nossa equipe mostrar a ele dados de forma mais personalizada. É o primeiro contato do investidor com os munícipios", explica.

Além da comparação entre dados de municípios diferentes, a ferramenta mostra as diversas divisões territoriais do Estado, a infraestrutura disponível (hidrovias, portos, aeroportos, rodovias, etc), oferta de instituições de ensino e de pesquisa e inovação. Também é possível utilizar a ferramenta para se verificar a quantidade de empresas e pessoas empregadas em cada setor de atividade econômica.

 

SERVIÇO

O programa SP em Mapas utiliza dados públicos atualizados periodicamente pela Gerência de Comunicação e Marketing da Investe SP. Caso esteja procurando o local ideal para sua empresa, a agência pode assessorá-lo gratuitamente. O telefone para mais informações é o (11) 3100-0300 e o e-mail é faleconosco@investesp.org.br.

 
Publicidade

Veja também