Um dos eventos mais tradicionais da comunidade nipo-brasileira da região, o Shokonsai, movimenta Álvares Machado desde ontem, com uma intensa programação cultural e gastronômica, no histórico Cemitério Japonês da Colônia Japonesa. A festa segue neste sábado e domingo, com atrações que celebram a cultura milenar do Japão, promovendo integração entre descendentes, visitantes e admiradores das tradições orientais.
Hoje, a partir das 11h, a praça de alimentação abre as atividades com uma variedade de pratos típicos, que prometem agradar todos os paladares. À noite, a programação ganha ainda mais cores e sons com o Desfile Cosplay, apresentações da Orquestra Camerata Maestro Luizão, do Taiko de Okinawa (Grupo Ryuka Sousako Eisá e Taiko de Marília) e danças tradicionais com Línkia Wakisaka (Aceo). A noite também terá shows musicais com Edson e Pascoal Mitida, o Grupo de Bon Odori da Aceam, o show internacional da cantora japonesa Mariko Nakahira e o encerramento com Sérgio Tanigawa, de São Paulo.
No domingo, as atividades começam cedo, às 9h, com a Celebração Budista na capela do cemitério, seguida da inauguração do Parque das Cerejeiras Naoe Ogassawara — uma homenagem à natureza e símbolo de renovação e paz. Haverá ainda a tradicional reverência no monumento em memória aos soldados falecidos na Segunda Guerra Mundial, reforçando o espírito de união e respeito entre os povos.
Em seguida, a abertura oficial contará com autoridades e convidados, marcando o início das apresentações culturais, que incluem karaokê, dança, coral e novo show de Mariko Nakahira. O encerramento, como manda a tradição, será com o Ritual das Velas e o Bon Odori, dança circular que simboliza gratidão e homenagem aos antepassados.
O Shokonsai é mais do que uma festa: é um momento de memória, cultura viva e integração entre gerações, mantendo vivas as raízes da comunidade japonesa em Álvares Machado e região.
Cedida
Grupo de Bon Odori da Aceam