Shokonsai encerra hoje sua 105ª edição com atos de fé, cultura e emoção

Com celebração budista, reverência aos antepassados e o tradicional Ritual das Velas, evento homenageia a memória dos imigrantes japoneses e reforça a importância da paz e da ancestralidade

VARIEDADES -

Data 13/07/2025
Horário 06:00
Foto: Sinomar Calmona
Oração pela paz: momento de reverência e oração no monumento em memória aos soldados de todas as nações falecidos na 2ª Guerra Mundial, gesto que reafirma o espírito pacifista do Shokonsai
Oração pela paz: momento de reverência e oração no monumento em memória aos soldados de todas as nações falecidos na 2ª Guerra Mundial, gesto que reafirma o espírito pacifista do Shokonsai

Chega ao fim neste domingo, a 105ª edição do Shokonsai, tradicional celebração da comunidade japonesa que, mais uma vez, emocionou o público com três dias de intensa programação cultural e espiritual no Cemitério Histórico Japonês de Álvares Machado, o único da América Latina.

O domingo será marcado pela Celebração Budista na capela do cemitério, seguida da inauguração do Parque das Cerejeiras Naoe Ogassawara, um novo espaço dedicado à contemplação e à paz. Um dos momentos mais simbólicos foi a reverência no monumento em memória aos soldados de todas as nações falecidos na Segunda Guerra Mundial, reforçando o espírito pacifista que marca o evento.

A cerimônia deve contar com presenças de autoridades, representantes da Aceam (Associação Nipo-Brasileira de Álvares Machado) e centenas de visitantes. A programação cultural seguiu com apresentações de karaokê, dança, coral e show da cantora japonesa Mariko Nakahira, atração internacional que encantou o público.

PROGRAMAÇÃO DO DOMINGO – 13 DE JULHO
9h — Celebração Budista
A manhã começa com uma cerimônia budista na capela do cemitério, em homenagem aos antepassados e aos primeiros imigrantes japoneses sepultados no local.
10h30 — Inauguração do Parque das Cerejeiras Naoe Ogassawara
Um novo espaço dedicado à contemplação e à paz, reforçando o legado da comunidade e a simbologia das cerejeiras como representação da renovação da vida.
11h — Oração pela Paz
Em seguida, ocorre o tradicional momento de reverência e oração no monumento em memória aos soldados de todas as nações falecidos na Segunda Guerra Mundial, gesto que reafirma o espírito pacifista do festival.
11h30 — Abertura Oficial
Com a presença de autoridades, representantes da Aceam (Associação Cultural, Esportiva e Agrícola Nipo-Brasileira de Álvares Machado) e convidados, ocorre a abertura oficial das apresentações culturais.
Apresentações culturais e shows musicais
A partir das 12h, o público acompanha uma rica programação artística com:
•    Karaokê com artistas da comunidade
•    Apresentações de dança e coral
•    Show internacional com a cantora Mariko Nakahira, diretamente do Japão
17h — Ritual das Velas e Bon Odori
O festival se encerra com um dos momentos mais emocionantes: o Ritual das Velas, seguido da dança tradicional Bon Odori, em homenagem aos espíritos dos antepassados, simbolizando luz, gratidão e conexão espiritual entre as gerações.

 

Publicidade

Veja também