O Sesc Thermas de Presidente Prudente tem uma agenda movimentada neste final de semana, com atividades diversas e para todas as idades. E tudo gratuito. Hoje, ocorre a Feira de Pequenos Produtores, oficina de Bolsas de Banners, intervenção teatral e o show da cantora Ekena que canta Elis Regina. Já no domingo, tem espetáculo literário infantil e vivência sobre cuidado com plantio nas hortas.
Abrindo a programação neste sábado, às 9h30 inicia a já tradicional Feira de Pequenos Produtores, que valoriza a agroecologia e as iniciativas socioambientais do território regional. O público pode encontrar frutas, hortaliças, queijos, pães e outros produtos artesanais, fortalecendo a relação entre o urbano e o rural, e incentivando a agricultura familiar e os artesãos locais.
No mesmo horário, o projeto Trocando Resíduos por Mudas e Adubos, com mediação do agente de educação ambiental do Sesc, Carlos Eduardo Lobo, convida os visitantes a trocarem pilhas, baterias e óleo de cozinha usado por mudas, adubos e sementes - uma proposta que une educação ambiental e práticas sustentáveis.
Às 10h30, o Quintal do Sesc recebe a intervenção Plástico, um mito contemporâneo, com a atriz Pamella Villanova. Em formato que mescla palestra e performance artística, a atriz conduz uma provocadora reflexão sobre o papel do plástico na vida contemporânea: de material prático a símbolo da crise ambiental.
À tarde, às 15h, ocorre a oficina Bolsas Transversais Reutilizando Banners, com a costureira Alexandra Nascimento. Nela, o público vai aprender técnicas de modelagem, corte e costura para transformar banners usados em bolsas e outros objetos úteis, incentivando o reaproveitamento criativo e a consciência ambiental. A atividade é voltada para maiores de 16 anos e requer retirada de senha com 30 minutos de antecedência.
Encerrando a programação do sábado, às 16h, a cantora Ekena sobe ao palco para homenagear uma das vozes mais marcantes da música brasileira: Elis Regina, que completaria 80 anos em 2025. Com direção musical do maestro Paulo Maia, e acompanhada por Rael Silva (bateria) e Fernando Lima (contrabaixo), Ekena interpreta sucessos como “Maria, Maria” e “Como Nossos Pais”, imortalizados na voz da Pimentinha.
“Cantei Elis pela primeira vez aos 12 anos, em um concurso de karaokê, e ganhei como melhor intérprete. Foi ouvindo ‘Fascinação’ em um disco que decidi que queria ser cantora”, conta Ekena, que se apresenta há mais de uma década com esse tributo.
Além da homenagem, Ekena também é conhecida por seu trabalho autoral no projeto indie folk e atualmente lidera a banda que leva seu nome, unindo letras poéticas ao estilo folk rock.
No domingo, às 15h, o agente ambiental, Carlos Eduardo Lobo, conduz a vivência Mãos à Horta, ensinando e praticando manejo, adubação, colheita e cobertura de solo nas hortas do Sesc. A atividade também estimula trocas de sementes e mudas, fortalecendo o cultivo urbano e a conexão com a terra.
Logo depois, às 16h, a criançada é convidada para o espetáculo literário infantil “Histórias que a Passarinha me Contou: ep. Terra”, com o coletivo Passarinha.
A apresentação traz as aventuras da personagem Passarinha, que em uma de suas viagens descobre um oásis em meio ao deserto e conhece as minhocas, responsáveis por transformar o solo e a paisagem.
Com leveza e bom humor, a peça fala de transformação, diversidade e cocô de minhoca, em uma experiência sensível e educativa.
Maila Alves
Trocando Resíduos por Mudas e Adubos: uma proposta que une educação ambiental e práticas sustentáveis
Zé Neto
Atriz Pamella Villanova conduz uma provocadora reflexão sobre o papel do plástico na vida contemporânea
Sheila Zim
Oficina ensina técnicas de modelagem, corte e costura para transformar banners usados em bolsas
Mauro Machado
Espetáculo literário infantil “Histórias que a Passarinha me Contou: ep. Terra”, com o coletivo Passarinha