Show no Procópio Ferreira resgata a história do violão no Brasil

Para Jotacê Cardoso, é como se eles tocassem juntos há séculos.

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 29/06/2013
Horário 08:52
 

Um riquíssimo repertório com Música Popular Brasileira (MPB), temas da bossa nova, choro e jazz, de Tom Jobim a Noel Rosa, Marisa Monte a Luiz Melodia, entre outros, será apresentado neste sábado, no Teatro Municipal Procópio Ferreira, em Presidente Prudente, a partir das 20h. No palco, dois grandes artistas prudentinos, os instrumentistas Jotacê Cardoso e Bill Duque & Amigos mostram de forma ímpar o melhor dos melhores, inclusive canções próprias. O show é uma realização do Clube do Meio Artístico e Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e tem apoio cultural de O Imparcial.

Jornal O Imparcial Jotacê Cardoso, Bill Duque e amigos levam para o palco, nesta noite, temas da MPB, bossa nova, choro e jazz; convites estão à venda

Na direção artística, cenografia e iluminação, José Fábio Sousa Nougueira; fotografia de Minoru Onoe e Dersan Magalhães; e gravação de áudio de José Ursulino. Os convites serão vendidos no local, a partir das 14h, a R$ 20 inteira e R$ 10 meia-entrada.

De acordo com os instrumentistas, ambos tem vasta experiência em praticamente todas as vertentes da música. E a amizade construída há mais de 12 anos, quando ainda tocavam em diversas casas e bares da noite paulistana e da baixada santista, resultou agora neste espetáculo.

Naquela época, conforme Bill Duque, era comum este repertório em quase todos os lugares e executado por praticamente todos os artistas. Cada um acabou seguindo seu destino, até que no começo do ano, se reencontraram e após alguns encontros e reuniões com os amigos, veio a ideia de desenvolverem este projeto. "A proposta é realmente resgatar essa escola violonista brasileira, misturando com o contemporâneo e mostrar que, embora estejamos juntos, cada um tem sua singularidade nas interpretações do repertório. Procuramos não ensaiar, até porque a tônica do espetáculo é justamente o improviso", afirma.

Para Jotacê Cardoso, é como se eles tocassem juntos há séculos. "Conseguimos realizar uma performance mágica, que denota a sintonia e sincronia mágica que nos envolve no palco. Tudo é muito natural, tanto que cada vez que executamos uma música ela vem sempre de uma forma diferente, nunca igual", salienta.

 

Jotacê Cardoso

Lá se vão 40 anos de carreira de Jotacê Cardoso. Seu papel tem sido fundamental no cenário musical, artístico e cultural do oeste paulista e também nacional. Arte educador em projetos culturais, é atual delegado regional da Ordem dos Músicos do Brasil e produtor do Clube do Meio Artístico. Conforme ele, ao longo desses anos, vários foram os locais por onde passou com seus shows, evidenciando seu estilo com o violão brasileiro e aplicando as técnicas eruditas com toda a musicalidade nacional.

Nesta trajetória, só no Hilton Hotel, em São Paulo, foram 12 anos de piano. Participou do Trio Conexão (piano, baixo e bateria) e Trio Elétrico Coco Loco, entre outros. "Montei minha primeira escola com 16 anos. Nunca tive a pretensão de obter sucesso e sim realizar meu trabalho com tranquilidade e qualidade", destaca.

 

Bill Duque

O instrumentista Bill Duque, natural de Presidente Epitácio, é guitarrista e violonista há 37 anos, a afinidade musical é impressionante. Técnico em música, ministra workshops, oficinas e cursos de capacitação. Para ele, a música é tudo, tanto o que conquistou material ou sentimentalmente. Epitaciano, morou em São Paulo, na baixada santista, voltou para sua terra natal e agora há uma ano está em Prudente. "Sempre tive muito respaldo em tudo o que venho criar nessa cidade . Só tenho a agradecer e este show será mais um presente", comenta.

 

Convidadas


O show conta com outras importantes participações pra lá de especiais, entre elas, das cantoras Elly Guimarães, Beatriz Colnago, Adriana Cavalcanti, Nelma Mélo e Luciana Mendes.

"Queremos oferecer o melhor da boa música e suas raízes, proporcionar ao público a chance de relembrar os grandes sucessos do jazz, do choro, da bossa nova e da MPB. Este é um momento muito especial, que além de tocar com um grande parceiro, será uma opção cultural a mais para os prudentinos com ritmos diferenciados", finaliza Jotacê.
Publicidade

Veja também