Show no Sesc traz músicas e danças de manifestações tradicionais brasileiras 

Também estão na programação do final de semana contação de história e espetáculo infantil, além de oficinas do Festival Florestar

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 10/06/2023
Horário 07:00
Foto: Alberto Lefevre
  Apresentação musical deste sábado será realizada às 16h, com o grupo Folias e Folguedos 
Apresentação musical deste sábado será realizada às 16h, com o grupo Folias e Folguedos 

O Sesc Thermas de Presidente Prudente promove mais um fim de semana com atividades educativas, divertidas e de lazer, tudo gratuito e aberto à população. Desta vez, o tema central é o meio ambiente, já que de 8 a 18 de junho, ocorre na unidade o Festival Florestar. 

Entre as atividades programadas estão oficinas de Confecção de Ninhos Ecológicos, de Energia Solar de Baixo Custo, de Compostagem, espetáculo infantil “A Peleja do Conta Gotas”, contação de história “O Pequeno Pode Tudo”, show com Folias e Folguedos e vivências. Tudo gratuito.  

A apresentação musical deste sábado será realizada às 16h, com o grupo Folias e Folguedos e o show “O Brasil que canta e dança”, na Área de Convivência. 

Composto por Inimar dos Reis (voz), Leo Doktorczyk (violão, cavaquinho e voz), Joselito Macedo (sanfona), Cesar Azevedo (percussão e efeitos sonoros), Fernando Cardoso (percussão e efeitos) e Elias Ferraz (flauta e saxofone), o grupo apresenta músicas e danças populares de manifestações tradicionais brasileiras.  

Coco, congada, moçambique, ciranda, cana verde, bumba meu boi, fandango, catira, marinheiro, vilão, jongo, araruna, carimbó e frevo estão entre as tradições herdadas dos indígenas, dos negros e da miscigenação de povos e de suas culturas que serão homenageadas. 

Atrações de domingo

As histórias de domingo, gratuitas e livres, vêm em dose dupla amanhã. Às 14h, a Família Uirá Mirim – Arte e Natureza narra “O Pequeno Pode Tudo”, uma contação de história inspirada na obra de Pedro Bandeira e que ocorre no Quintal. 

Nela, é retratada a trajetória de um pequeno pássaro em busca de sua felicidade que, mesmo tendo nascido em um lugar hostil, tenta de todos os modos transformar a realidade em que vive. Essa livre adaptação é tecida com canções e brincadeiras, que envolvem a todos de modo poético e divertido, trazendo à tona valores como empatia, solidariedade e respeito às diferenças.   

O espetáculo infantil das 15h fica por conta do grupo Teatro Cartum, que encena “A Peleja do Conta Gotas”, na Área de Convivência.  A história gira em torno de dois palhaços que, de lados opostos, encontram-se às margens do último lago do planeta. Ambos estão sedentos, mas é preciso, antes de saciar a sede, discutir qual lado está com a razão nessa peleja pela água: o lado de cá ou o lado de lá. Em meio às discussões, acontecem pantomimas e divertidos números clássicos do humor circense. 

Festival Florestar

Este fim de semana também abriga atividades do Festival Florestar, projeto que busca estimular a ocupação em áreas verdes e propor reflexões sobre a importância desses espaços nos grandes centros urbanos. 

No sábado, ocorrem as oficinas Conservação da Avifauna Silvestre e Confecção de Ninhos Ecológicos; Ibirarama: descobrindo as sementes; Energia Solar de Baixo Custo; e Aventureiros do Solo. Além da vivência Horta Agroflorestal: Vivência e Mutirão. 

Domingo é dia da visita mediada Entre Rios e Ruas: Prosa e Passeio, e das oficinas Compostagem: transformando resíduos em adubos; Aguatec: uso sustentável e tecnológico da água; e Máscaras da Natureza. Tudo gratuito.

Para mais informações sobre como participar, horários, duração e classificação etária indicativa de cada atividade, visite o https://www.sescsp.org.br/programacao/.

Adriano Sobral

Oficina Máscaras da Natureza é uma das atrações de domingo

Publicidade

Veja também