Simpósio de Liderança Feminina lembra legado de Dona Ana em Prudente

Evento, que ocorreu nesta quinta-feira na Câmara Municipal, homenageou a também professora Cida Bottosso e tratou sobre atuação da mulher no âmbito da educação

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 13/03/2025
Horário 16:37
Foto: Marketing/Unoeste
Dona Ana completaria mais um ano de vida nesta quinta-feira
Dona Ana completaria mais um ano de vida nesta quinta-feira

A memória e o legado da professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima são lembrados nesta quinta-feira. Nesta data, em que Dona Ana completaria mais um ano de vida, a Escola do Legislativo (que leva o nome dela) da Câmara Municipal de Presidente Prudente promoveu um evento que carrega os mesmos valores que ela defendeu e viveu: o 3° Simpósio de Liderança Feminina do Oeste Paulista – que nesta edição teve como tema principal a atuação da mulher no âmbito da educação e homenageou a também professora Cida Bottosso.

O simpósio, realizado das 9h às 12h desta quinta-feira, destacou a força da mulher na sociedade e, especialmente, na educação. Como professora por vocação e formação, Dona Ana sabia que a transformação de uma sociedade pode começar pela sala de aula. Ela foi educadora não apenas pelo ofício, mas pelo exemplo – ensinando com sabedoria e liderando com integridade.

Além de educadora, Dona Ana foi esposa, mãe, gestora, vereadora e referência de liderança feminina. Ela nunca precisou levantar bandeiras para provar sua força; sua trajetória falou por si. Sua postura firme e, ao mesmo tempo, acolhedora, a tornava uma verdadeira mestra da vida. Seu nome não está apenas na Escola do Legislativo da Câmara – está na memória daqueles que tiveram o privilégio de conhecê-la e no legado que continua a inspirar gerações.

O simpósio

O evento, realizado em alusão ao Dia Internacional da Mulher, abordou a atuação feminina na educação, destacando o papel fundamental das mulheres na formação de indivíduos e no desenvolvimento social. Com palestras e debates, o simpósio buscou fornecer conhecimento técnico, político, mental e comportamental aos participantes.

O encontro, realizado no Plenário "Doutor Francisco Lopes Gonçalves Correia", no Prédio Público "Doutor Pedro Furquim", sede da Câmara Municipal, teve transmissão pelo canal da TV Câmara no YouTube (www.youtube.com/tvcamaradepresidenteprudente).

Representando a Câmara, participaram o presidente do Legislativo, vereador William César Leite (PP), e a presidente da Escola do Legislativo, vereadora Sara Lopes (União Brasil). A secretária municipal de Educação, Karina Gomes; a presidente da 29ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Viviane Segatto; a cabo da PM Edmaura Aparecida Barbosa dos Santos, que atua no Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência); e a professora especialista em currículo, Suzana da Mata, também participaram do encontro.

A mesa ainda foi composta pela coordenadora pedagógica institucional da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), professora Aparecida Darcy Alessi Delfim, e a professora também da Unoeste, Thaisa Sallum Bacco.

“Dona Ana foi uma liderança feminina que demonstrou um exemplo a ser seguido por todas as mulheres de Presidente Prudente”, afirmou o presidente da Câmara.

A presidente da Escola do Legislativo também destacou o legado de Dona Ana. “Foi muito mais do que uma educadora. Foi uma líder nata. Uma mulher visionária, que dedicou sua vida à construção do conhecimento, à formação de cidadãos e à transformação social através da educação. Junto a seu esposo, Agripino Lima, fundou a Unoeste, que hoje forma e prepara muitos profissionais do mercado do trabalho”.

Os representantes da Câmara também destacaram a atuação de Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima no Legislativo prudentino. Ela foi a vereadora mais votada em 2000 para a 23ª Legislatura. “A Escola do Legislativo leva o seu nome, pois a sua história serve de inspiração para futuras gerações de líderes”, completou Sara.

Foto: Júlia Fatinansi/Câmara Municipal - Simpósio foi realizado na manhã desta quinta-feira

Publicidade

Veja também