Simpósio de Medicina em PP aborda saúde pública

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 19/10/2017
Horário 11:47

Sob realização da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), ocorre hoje o 1º Simpósio de Pesquisa Clínica da Famepp (Faculdade de Medicina de Presidente Prudente). Criado para debater sobre a saúde pública, o evento contará com a participação de palestrantes especialistas na área, que discutirão a respeito de assuntos de  importância para a  sociedade. Com início às 7h30, serão realizadas três mesas redondas ao longo da cerimônia.

Respectivamente, cada mesa falará sobre os seguintes temas: “Saúde baseada em evidências”, “Políticas públicas do SUS [Sistema Único de Saúde] e vulnerabilidades em saúde” e “Genômica médica: Da detecção precoce do câncer à terapia personalizada”. A organizadora do evento e coordenadora do Nats/Famepp (Núcleo de Avaliação Tecnológica em Saúde), professora doutora Edima de Souza Mattos, explica que os assuntos afetam diretamente a saúde pública, o que, desta forma, faz com que seja de alta importância sua discussão.

“Dentro de cada mesa redonda, há o registro de um momento importante para discutir situações ligadas ao convívio atual, como o câncer, em meio ao Outubro Rosa. A vulnerabilidade da saúde refere-se, como exemplo, aos problemas em atendimentos; assim como a saúde baseada em evidência relata como a mortalidade pode ser evitada, se houver mais conhecimento”, completa Edima. Ela também explica que é a chance, para especialistas da área que estarão presentes e acompanhando o simpósio, de saber como falar de assuntos que são simples, como lavar as mãos, e várias outras esferas.

Além disso, a organizadora ressalta que a essencialidade de um evento como esse também é caracterizado pela oportunidade, uma vez que não só Prudente, mas também a região, estarão ouvindo, assistindo e tomando conhecimento de pesquisas clínicas essenciais para a população. “Também é válido lembrar que a educação na saúde é promover informações a quem precisa, que é o povo, o usuário. Porém, eles ainda não possuem o conhecimento mínimo e necessário”, expõe a professora.

De fora, Edima lembra que são cinco especialistas sobre os temas, além de quatro outros palestrantes da área, da região, que vão compor as mesas redondas. Sem arriscar a expectativa de público, ela acrescenta que pelo menos 300 futuros médicos - estudantes de Medicina - participarão do evento. “Além disso, os médicos têm que estar mais abertos à sociedade, trazendo mais conhecimentos às UBSs [Unidades Básicas de Saúde], por exemplo, esclarecendo quem mais é interessado: o usuário. O simpósio abre essa chance de falar sobre isso”, comenta.

 

Seminário

Na tarde de ontem, a FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), campus de Prudente, realizou o “Seminário sobre resíduos sólidos urbanos” no âmbito das ações voltadas ao gerenciamento na região, abrangida pelo acordo entre o MPF (Ministério Público Federal), MPE (Ministério Público do Estado de São Paulo) e Cesp (Companhia Energética de São Paulo). Durante o evento, foram analisados resultados dos projetos municipais em coleta seletiva, apresentação de experiências e inventivo às atividades voltadas à organização dos resíduos.

 

PROGRAMAÇÃO

SIMPÓSIO DE MEDICINA

7h30 - Abertura

8h30 - Mesa Redonda 1 - “Saúde baseada em evidências”;

13h30 - Mesa Redonda 2 - “Políticas públicas SUS e vulnerabilidades em saúde”;

16h - Mesa Redonda 3 - “Genômica médica: Da detecção precoce do câncer à terapia personalizada”;

18h – Encerramento.

Fonte: Organização do evento

Publicidade

Veja também