Simpósio online discute avanços e desafios no combate a vetor da dengue

Iniciativa da Prefeitura de Prudente e Unoeste ocorre em 29 de outubro e contará com participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 22/10/2025
Horário 16:41
Foto: Arquivo
Simpósio discutirá estratégias de vigilância e controle do Aedes aegypti
Simpósio discutirá estratégias de vigilância e controle do Aedes aegypti

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), e a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) realizam no dia 29 de outubro, das 8h às 12h30, o 1º Simpósio sobre Arboviroses, por videoconferência, com o tema “Visando o paciente e o controle vetorial: o que esperar para os próximos anos?”.

O evento reunirá especialistas de referência nacional para debater os avanços, desafios e estratégias no combate a doenças como dengue, zika e chikungunya.

A abertura contará com a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do prefeito de Prudente, Milton Carlos de Mello, Tupã (Republicanos), da promotora de Justiça, Vanessa Zorzan, da secretária municipal de Saúde, Adriana Gomes Vitório Santos, do pró-reitor acadêmico da Unoeste, José Eduardo Creste, e de Eliane Moreira, líder do método Wolbachia no Brasil.

Durante a programação, pesquisadores e gestores apresentarão temas como vacinação contra a dengue, estratégias de vigilância e controle do Aedes aegypti e avanços laboratoriais. Entre os palestrantes confirmados, estão profissionais do Ministério da Saúde, IAL (Instituto Adolfo Lutz), Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e WMP (World Mosquito Program).

O evento será transmitido ao vivo pelo canal Lives Unoeste no YouTube, no link youtube.com/live/wBWhoM475xY?si=x-yrWdMtbuIuF76M, e é voltado a profissionais e estudantes das áreas da saúde, meio ambiente, defesa civil e vigilância epidemiológica.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site unoeste.br/eventos/u/1998.

O simpósio é uma realização dos programas de mestrado e doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Unoeste e da Prefeitura de Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Publicidade

Veja também