Sincomércio estima aumento de 6% nas vendas durante Black Friday

Famosa promoção será realizada no dia 23 de novembro; conforme a Acipp, a cada ano que passa, mais lojistas aderem à data

PRUDENTE - SANDRA PRATA

Data 20/10/2018
Horário 08:29
José Reis - Lojas preparam promoções para atrair consumidores para a Black Friday, em novembro
José Reis - Lojas preparam promoções para atrair consumidores para a Black Friday, em novembro

Anualmente, os lojistas de todo o mundo reservam um dia de novembro para deixar os preços mais acessíveis. A famosa Black Friday ocorre no dia 23 neste ano. Segundo o Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente e Região), a expectativa é de um aumento de 6% nas vendas. E o motivo, conforme o presidente da entidade, Vitalino Crellis, é o volume de propagandas e custo-benefício que tendem a crescer na época. Já para a Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente), a elevação na procura se dá, pois é um dia que já faz parte do calendário das lojas e desperta certa tradição. 

Resultado disso, conforme o presidente da Acipp, Ricardo Anderson Ribeiro, é a maior adesão das lojas a cada ano. Ele explica que, no início, apenas o ramo online e grandes franquias faziam uso da data para melhorar as vendas, porém, o cenário agora é outro. “Os próprios consumidores têm esperado o dia, acabam aproveitando para adiantar as compras de Natal”, frisa. A mudança no cenário veio em hora boa já que, de acordo com Vitalino, as vendas estão saindo de um histórico estável. “Em novembro, já vamos ter passado do período eleitoral, teremos uma firmeza política e econômica, então, acredito que as pessoas irão perder a insegurança e comprar mais”, estima. Para ele, prova desse receio em gastar dinheiro é a queda de 2% nas vendas, que se mantém desde setembro.

De acordo com Ricardo, embora as promoções e alívios nos preços variem de lojista por lojista, o ganho é de todos. A justificativa para isso é o aumento no fluxo de pessoas que passam pelo centro. Isso, segundo expõe, possibilita maior visibilidade e mais chances de finalizar uma compra. “Uma farmácia, por exemplo, que não participa da Black Friday, pode vender apenas para pessoas que passam na frente do estabelecimento e se lembram de obter algum produto”, pontua.

Preparação

Na Tanger, a Black Friday será estendida até sábado, 24 de novembro. De acordo com o gerente da unidade de Prudente, Márcio Fidêncio, há três anos a loja adota preços que chegam a até 60% de desconto nos produtos. Com isso, já possui um histórico de vendas na sexta-feira equivalente a quatro dias normais. A expectativa neste ano é que o crescimento nas vendas seja de 10%. “Hoje consideramos a Black Friday  o dia que mais vendemos em novembro. A cada ano tem sido melhor, as pessoas e as lojas estão mais participativas”, explica.

Enquanto isso, na loja Zero a Doze, de artigos infantojuvenil, a data é sempre muito esperada. Conforme a proprietária Francielle Polidoro Alves, o estabelecimento já planejou dar descontos de 50% na maioria das peças, tanto no dia 23 quanto no dia 24. Além disso, a ideia é montar uma feirinha com produtos a preço único de R$ 99. “Esperamos aumento de pelo menos 25% nas vendas, já é tradição na nossa loja, o pessoal já até guarda dinheiro para comprar”, revela.

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