Síndrome de Down

JOSÉ COSTA

COLUNA - JOSÉ COSTA

Data 21/03/2024
Horário 03:33

Hoje, 21 de março, é o Dia Internacional e Nacional da Síndrome de Down, quando as comunidades podem desenvolver trabalhos de orientações e informações a respeito do problema. Para tanto, na sua reunião de segunda-feira, o Lions Clube de Irapuru Caçula deu início à campanha de maiores esclarecimentos aos irapuruenses com o tema “Cada indivíduo é único - Celebrando as diferenças e beleza da Síndrome de Down”. Para ilustrar o material, escolheu a garotinha Antonella, de dois anos, filha do casal de associados do clube, Emerson e Thais, como sua embaixadora desta campanha. Ela é portadora da síndrome de down e ilustra os materiais de divulgação da campanha.

Foto: José Costa

A linda Antonella é a estrela da campanha

RADAR
Cinco novos radares entraram em operação na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), a partir desta segunda-feira. Os equipamentos estão instalados nos trechos de Marília, Vera Cruz, Tupã, Adamantina e Flórida Paulista, administrados pela Eixo SP. Estão instalados: SP-294 – km 597+000 (pista sentido leste) – Vel/máx 100/80 – Adamantina SP-294, e km 612+000 (pista sentido leste) – Vel/máx 80/80 – Flórida Paulista.

SUCESSÃO FAMILIAR
Um dos grandes desafios dos proprietários rurais, tanto na agricultura como na pecuária, é a transição dos negócios do agro de pai para filho, dando continuidade aos trabalhos no campo. O Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato Rural estão trazendo para Lucélia, um curso inovador. Trata-se do “Programa Sucessão Familiar de Pai para Filho”, que está com inscrições abertas. O curso é destinado para moradores de sítios e tem a oferta para oito famílias, sendo 16 vagas no total, pai e filho ou avô e neto. A aula inaugural será no dia 3 de abril.

EXPOCAMDA 2024
Por meio de mais uma iniciativa inovadora, a Camda (Cooperativa Agrícola Mista de Adamantina) realiza, nesta semana, a Expocamda 2024, que ocorre na fazenda experimental, em Adamantina. Neste ano, com um formato completamente remodelado, o propósito principal é levar ao cooperado tudo que a agricultura e pecuária tem de mais moderno para que ele, desta forma, tome as melhores decisões para obter alta rentabilidade em sua propriedade rural. Para isso, serão apresentadas as principais ferramentas - tecnologia de produto e equipamentos - para que o produtor possa otimizar seu ativo rural. Neste encontro, estarão mais de 65 das principais e maiores empresas de defensivos químicos, fertilizantes, foliares e sementes, além de fornecedores do ramo pecuário com o que tem de mais inovador em tecnologia e com condições comerciais especiais.

PROVAS DE ATLETISMO
No sábado, seis atletas federados da equipe “Um Salto Para a Vida”, da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo de Osvaldo Cruz e Oca Empreendimentos, foram destaques no 2° Circuito Paulista Open Adulto e Sub20, em São Bernardo do Campo (SP). Gustavo Foratine, atleta da categoria Sub20, brilhou ao conquistar o título na prova dos 5.000 metros, registrando um tempo de 17 minutos e 27 segundos. Peter Henrique, da categoria Sub18, que surpreendeu ao competir na categoria Sub20 e garantir o título na prova dos 100 metros rasos. Fernanda, competindo na categoria adulto, alcançou 5,26cm no salto em distância, registrando a melhor marca atualmente no Brasil na categoria Sub18. Amauri Zanetti, da categoria Sub18, no salto em distância, alcançou 6,11cm, o que o colocou entre os seis melhores do país. Outro foi João Augusto, da categoria Sub18, saltando 5,85cm, garantindo uma posição de destaque entre os 10 melhores atletas do Brasil na atualidade. Marcelo Ferreira de Melo, que competiu na categoria adulto na prova dos 5.000 metros, finalizando a corrida abaixo de sua melhor marca em pista de atletismo. A próxima competição está agendada para o próximo final de semana em Bragança Paulista (SP), onde será realizado o Campeonato Brasileiro de Provas Combinadas, categoria Sub18.

FILOSOFANDO EM TROVA
Quem inventou a informática,
E todos progressos seus?
Certamente foi o homem,
Perfeita obra de Deus!
                                                 (José Costa)

Publicidade

Veja também