Sistema pioneiro de compras digital é implantado no município

Com processos de até 45 etapas, como os que necessitam de pregão, estima-se uma economia anual de 1 milhão de folhas impressas

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 20/07/2022
Horário 18:18
Foto: Elisângela Lucca
Iniciativa possibilita que os processos de compra sejam realizados de maneira ágil e eficiente
Iniciativa possibilita que os processos de compra sejam realizados de maneira ágil e eficiente

O prefeito Ed Thomas (PSB) os secretários municipais de Tecnologia (Setec), Helton Sapia, e Finanças (Sefin), Célia Molinari, apresentaram à imprensa o novo sistema de compras e licitações totalmente digital e integrado, implantado pela administração, projeto pioneiro no Brasil desenvolvido pela Prefeitura de Presidente Prudente. A modernidade foi anunciada em coletiva realizada na manhã desta quarta-feira, no gabinete do paço.

O projeto foi regulamentado por meio do decreto 33.272/2022, que também foi assinado nesta manhã e publicado em edição extraordinária do Diário Oficial.

A iniciativa possibilita que os processos de compra de insumos e materiais em geral utilizados pelas secretarias sejam realizados de maneira mais ágil e eficiente, dando continuidade ao projeto de desburocratização na gestão pública do município.

“Economia, agilidade, transparência, sustentabilidade, simplicidade, integração de sistemas, padronização de processos, procedimentos e de gerenciamento. Estudamos as necessidades das Secretarias em relação ao processo de compras. Com os resultados, elaboramos um sistema integrado que facilita e agiliza o trâmite”, explicou Helton Sapia, titular da Setec.

Ainda segundo Sapia, as secretarias começaram a ser mapeadas em outubro de 2021, para que fosse possível distinguir as demandas de cada uma. “Verificamos que havia constantes reclamações das Secretarias em relação aos procedimentos de compras. A partir daí, elaboramos um sistema para atendê-las”. Com processos de até 45 etapas, como os que necessitam de pregão, estima-se uma economia anual de 1 milhão de folhas impressas.

Conforme detalhado por Célia Molinari, anteriormente, os processos eram protocolados todos em papel, com etapas que variavam de 13 a 45, de acordo com a complexidade do objeto requisitado. “Com 17 secretarias, sedes, escolas e prédios em diferentes pontos da cidade, inclusive nos distritos, também haverá uma economia considerável no deslocamento”, explicou a titular da Sefin.

O prefeito afirmou sobre a importância de desburocratizar os processos, para garantir celeridade e, consequentemente, melhor qualidade de trabalho aos servidores e atendimento à população. “Desburocratizar é uma das nossas principais bandeiras. Já realizamos outros projetos com essas características, como o Aprova Prudente Digital e o Emprega Prudente, e vamos continuar trabalhando para garantir um atendimento de qualidade”, declarou Ed.

 

 

 

 

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