Sobre as tias do pavê, Elon Musk e Irã

Roberto Mancuzo

CRÔNICA - Roberto Mancuzo

Data 16/04/2024
Horário 06:00

- O Lurde, estou muito nervosa. Me ajuda aqui!?

- O que é? Peraí, deixa eu fazer o pedido aqui para o garçom antes que ele saia. Mocinho, por favor, um chá de limão siciliano com uma fatia de bolo de abricó. Que horas começa o bingo, hein? Hoje está demorando... Mas vai lá e veja se pede direitinho, hein... Aff, esse povinho... 

- Não fala assim dos meninos, não Lurde. Eles estão trabalhando. 

- Ah, sei lá. Para mim é gente que não se esforça muito na vida, não. Certeza que quando sai daqui bebe todas e depois bate na mãe. Isso se não sair roubando dinheiro público por aí. E para de me chamar de Lurde. É Lourdes! Com “u” no meio. Que coisa! Lurde é coisa de suburbano.

- Nossa, Lurde, quer dizer Louuuurdes, que triste. Por que você está tão amarga assim? 

- Ué, você não viu a notícia que chegou no nosso grupo de zap?

- Qual deles? Estou em tantos!

- O da “Mulheres Guardiãs dos Bons Costumes”. Lá tem uma pesquisa feita com a população mais pobre que recebe dinheiro da Lei Rouanet e que desvia verba para tomar cachaça e ficar jogando no bicho. Um absurdo. Esse povo aposta em tudo que vê. 

- Ué, e você está no bingo fazendo o quê, Lurde? 

- Aqui é diferente, Maria Cecília. Aqui o nível é outro e ademais o bingo não é jogo de aposta. Ele é beneficente para os asilos da cidade. Nada a ver. Mas o que você estava querendo de mim, criatura? Já cheguei aqui com você me pedindo alguma coisa. 

- Ah Lurde, o que era mesmo? Você fala tanto que eu me perco. Ah! Lembrei. É o seguinte, você viu agora que o Irã atacou Israel, mandou uns mísseis lá e na semana passada ainda teve o bonitão lá do Twiti, Twitcher, sei lá, quer dizer, agora é “X”, que peitou o Xandão. 

- Isso mesmo, um herói nacional, esse Elon Musk. Deve ser cristão como a gente, defensor dos bons costumes. Ele está defendendo nossa liberdade de expressão.

- Pois é, aí que está! Na próxima manifestação de rua que tiver e nos nossos grupos de Zap agora a gente tem que defender esse cara aí e meter o pau no Irã também? 

- Que horror de linguajar, Maria Cecília. “Meter o pau”. Mas é isso mesmo. Mexeu com Israel, mexeu com a gente. Vou até ver onde está a bandeira que usei em janeiro. Será que dá para colocar uma foto do Musk nela? 

- Então, Lurde, sobre o que a gente fez em janeiro depois de seguir os conselhos do grupão do Zap e do Telegram, faz tempo que queria falar sobre isso. Você podia ter estudado mais e não colocado a gente tanto em evidência nas redes sociais, né? Até na Globolixo a gente saiu lá no dia do ato em São Paulo.

- Como assim? 

- Você disse para todo mundo que estávamos ali defendendo Israel porque Israel é cristão e nós somos cristãos. 

- E não é?

- Claro que não. Depois que meu nome foi parar até nos grupos da minha família lá em Santa Catarina que eu fui pesquisar e ver que Israel pode ser tudo, menos cristão. Na verdade, menos de 2 % da população é cristã.

- Mas Maria Cecília, meu bem, primeiro que você e a Dora também falaram para aquele menino que estava gravando com celular. Vocês me acompanharam. Eu comecei e vocês terminaram. E depois, onde você pesquisou esta asneira?

- Pesquisei na imprensa e em uma enciclopédia.

- Aí, tá vendo? Você não é muito esperta, né? Imprensa, Maria Cecília? Globolixo? Enciclopédia? Todas as mensagens que recebemos estes dias do perigo comunista você nem leu? Para mim, é assim, ou está no nosso zap ou é tudo mentira, fake news! Onde já se viu... Imprensa e enciclopédia.

- Sei lá, só sei mesmo é que a gente virou meme no Brasil inteiro e até no exterior. Tem até charge da gente falando esta bobagem e até meus sobrinhos tiram sarro de mim agora. Sou a “Tia do Pavê” para eles, sem noção total e eu não quero agora ficar dando moral para bilionário e arrumando briga com outro país que nem sei onde fica. 

- Maria Cecília, já te falei: para de inventar história. É sobre nossa liberdade, queridinha. Se eu te contar o que descobriram nos arquivos do Twitter... Até kitGay tem na mão desse povo. Mas isso é outra história. Fica quietinha agora que vai começar o bingo. 

Publicidade

Veja também