Solenidade marca encerramento dos trabalhos de projeto socioeducativo

Evento consistiu em retrospectiva do programa, divulgação de suplemento e premiação de vencedores de concurso de desenho

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 30/11/2016
Horário 06:48
 

Cerca de 200 pessoas, entre autoridades municipais, parceiros, pais, alunos, professores e gestores das escolas municipais, participaram na noite de segunda-feira, no Ceforppe (Centro de Formação Permanente dos Profissionais da Educação de Presidente Prudente), da cerimônia de encerramento das atividades do programa socioeducativo O Imparcial na Escola, uma realização do jornal O Imparcial em parceria com a Seduc (Secretaria Municipal de Presidente Prudente).

Jornal O Imparcial Cerimônia contou com a presença de pais, alunos, educadores e gestores da rede municipal

De acordo com a coordenadora pedagógica da pasta, Cíntia Cristina Teixeira Mendes, o evento contou com uma retrospectiva do projeto e uma breve avaliação sobre o trabalho realizado em 2016, além da divulgação do material produzido por nove unidades e a premiação dos alunos autores dos melhores desenhos do 4º Concurso de Desenho.

O Imparcial na Escola chega ao fim de sua sexta edição e resultou, este ano, na produção de um suplemento com material confeccionado por estudantes das escolas municipais Pioneiro Alberto Bernardes Sotelo, Carlos Alberto de Arruda Campos, Doutor Carlos Braga, Professor Ivo Garrido, João Sebastião Lisboa, Professora Maria do Socorro Brito de Almeida, Professor Ocyr Azevedo, Rui Carlos Vieira Berbert e Professora Vilma Alvarez Gonçalves. O caderno especial foi disponibilizado para os leitores na edição do último domingo deste diário.

 

Ganhadores

Quanto ao concurso de desenho, foram premiados nove alunos em três categorias, sendo três vencedores para cada. O primeiro grupo, composto por estudantes do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, tem como ganhadores Aliny Vitória Sisilio dos Santos Ferraz, do 2º ano da EM Maria Isabel Negrão; Julia Rici Rocha, do 3º ano da EM Rosy Brandão; e Eduardo Siqueira Almeida, do 2º ano da EM Padre Emilio Becker. No segundo grupo, com alunos dos 4º e 5º anos, estão Jean Carlos Santos da Silva, do 5º ano da EM Maria do Socorro; Natália da Silva de Paula, do 5º ano da EM Carlos Castilho Cabral; e Pietra Alves Pereira Santos, do 5º ano da EM José Carlos João. No grupo de Educação Especial, por fim, estão Pedro Parrão Guilhem Nascimento, do 5º ano da EM Pedro Furquim; Gabriela Spolador Colnago, do 4º ano da EM José Carlos João; e Thalissa Madeira Caetano, do 4º ano da EM Ivo Garrido.

Cada aluno e os professores responsáveis, Ana Paula Gonçalves Chaves, Adriana Alves Peruzi e Tatiana Alves de Lima, ganharam um voucher de day use para o Terra Parque Eco Resort, com direito a um acompanhante, e um kit de desenho da Artgesso São Francisco.

Para Cíntia, a parceria entre O Imparcial e a Seduc é "importantíssima", pois dá acesso a informações e atualidades e ajuda os alunos a desenvolverem o senso crítico, ampliar o vocabulário e, por conseguinte, escrever e interpretar melhor os textos. "Enquanto técnica da Secretaria de Educação, fiquei emocionada em ver a qualidade dos materiais produzidos pelas nove escolas municipais. É importante reforçar para a sociedade que a escola pública tem muita qualidade. Muita coisa boa é feita diariamente com as crianças", expõe.

 

Quem faz

O editor-executivo do jornal, Leandro Nigre, que coordena o projeto, avalia o trabalho de 2016. "Os professores entenderam a nova proposta de trabalho, que não anula nenhuma outra já elaborada, e deram o seu melhor. A criatividade das crianças foi colocada em prática, tanto nas produções para o suplemento quanto no concurso e os resultados foram acima dos esperados", enfatiza.

E complementa, que, como jornalista, não há como não se sentir feliz e honrado em acompanhar os resultados. "Temos uma comunidade escolar mais bem informada, mais crítica, mais consciente, com maior poder de transformação. Nos deparamos com cidadania, bons costumes e valores morais e éticos externados por nossas crianças, pois informação é conhecimento. E conhecer é vencer a ignorância", destaca.

E salienta que o fato do prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (PTB), ter aberto os braços à iniciativa e ofertado à Secretaria de Educação o acompanhamento de perto da execução do programa foi indispensável para o sucesso. "Sem parcerias nada é possível. Precisamos estar presente na rede. O trabalho do agente público, aquele que gerencia a máquina, é fundamental para nos garantir acesso e suporte de execução", finaliza o editor.

Além de Leandro Nigre, compuseram a mesa a secretária municipal de Educação, Ondina Barbosa Gerbasi, o diretor administrativo de O Imparcial, Deodato da Silva, o gerente comercial do Terra Parque, Luciano Gracioso, e o sócio da Artgesso São Francisco, Rodrigo Capelasso, parceiros da iniciativa.

Em seu discurso, Ondina validou a parceria com o programa que fomentou a melhoria dos índices de aprendizagem que são conferidos no Ideb (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica) de 2015.

 
Publicidade

Veja também