Solidariedade aos amazonenses

GRAZIELA FERNANDES

COLUNA - GRAZIELA FERNANDES

Data 17/01/2021
Horário 05:04

Abro a coluna deste domingo, 17 de janeiro de 2021, com minha solidariedade ao povo amazonense. As cenas que vimos ao longo da semana são desesperadoras. Assisti a centenas de depoimentos, mas ver profissionais da saúde, médicos e enfermeiros aos prantos por não conseguir salvar vidas por falta de oxigênio é inesquecível. Menos negacionismo, aos governantes muita responsabilidade, olhar atento e vigilante. Elaboração de planos de ação preventivos e medidas de contingenciamento precisas. Isso aqui é como em uma guerra. O inimigo é invisível, um vírus letal, altamente contagioso e é preciso estar alerta, vigilante.

Falando em Covid-19

Narandiba confirmou esta semana mais uma morte, totalizando sete mortos até agora. A cidade tem 271 casos da doença.

Prevenção

Seguindo a recomendação de profissionais da saúde, o chefe do Executivo de Sandovalina determinou o fechamento por tempo indeterminado, o Balneário Babaguá. A medida é tomada para evitar aglomerações no local, especialmente aos finais de semana. Durante o período que permanecer fechado, as ações de manutenção e limpeza seguirão normalmente para conservação do balneário.

Parceria

Pirapozinho está contemplada com o PDL (Plano de Desenvolvimento Local), projeto apresentado pelo Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) que tem por finalidade, alavancar e dinamizar a economia, buscando gerar renda e novos postos de trabalho. Segundo o gerente regional do Sebrae-SP, José Carlos Cavalcante, o projeto possibilita a inclusão de novos parceiros para maximizar os esforços e ações no município. A expectativa para o primeiro trimestre é apoiar atração de clientes para o Programa Avançar Pirapozinho que será realizado em parceria com a Associação Comercial.

Esforço conjunto

Para o prefeito de Pirapozinho, Valdir Assef, a iniciativa fortalece a economia local. “Essa união de esforços contribui para o fortalecimento e o desenvolvimento das empresas, aumentando a sua competitividade e promovendo o crescimento da cadeia produtiva”, ressaltou o prefeito. A apresentação do plano foi feita esta semana, na prefeitura com a presença do vice-prefeito, Lucas Padovan dos Santos Pavani, a chefe do Centro de Geração de Renda, Sônia Aparecida de Souza, a agente de atendimento, Giselle Marino Dias e o agente do Banco do Povo, Nickola Alexandre Agostinho.

Transporte para estudantes

Hoje tem Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Estudantes de Pirapozinho terão transporte gratuito. Fique atento ao relógio. Os ônibus sairão do Distrito de Itororó do Paranapanema às 10h e da Praça Manoel Marques Silva, centro de Pirapozinho, às 10h30. Narandiba também disponibilizará transporte. Os alunos interessados realizaram reserva de vagas durante a semana para garantir o benefício. Estudantes de Tarabai também terão transporte. A saída será às 11h em frente à Prefeitura da cidade. Pesquise antes o local da prova, não saia de casa em cima da hora. Não esqueça o documento de identidade, máscara (tenha ao menos uma de reserva) e álcool gel.

Cobrança

Esta semana o chefe do executivo de Tarabaí, José Roque, esteve na capital. Em pauta, reunião com o Secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary. A reunião contou com a participação do deputado estadual, Mauro Bragato e do engenheiro da CDHU, Aguinaldo Lopes, na oportunidade José Roque cobrou agilidade para a entrega das casas populares na cidade.

Aterro sanitário

O prefeito de Narandiba, Itamar dos Santos Silva foi eleito o presidente do CIPP (Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista). É por meio deste consórcio que está sendo construído o novo aterro sanitário que atenderá cidades como Pirapozinho, Narandiba e Sandovalina. As obras seguem em ritmo avançado e a previsão é que esteja finalizado e, em funcionamento, ainda este ano.

 

Publicidade

Veja também