Solidariedade do Pontal: Rosana e Primavera se unem em apoio ao Hospital de Esperança

Grupo de voluntários e líderes políticos das duas localidades forma corrente de apoio, com ações que visam arrecadar fundos e dar mais dignidade a pacientes oncológicos que buscam tratamento em Prudente

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 13/09/2025
Horário 05:25
Foto: Sinomar Calmona
Mania Pires, do departamento de relações institucionais do HE, vice presidente Jorge Guazzi, Simonete Orlandini, Rogério Toso e Gislaine Vasconcelos, e superintendente do hospital, Marilza Fortunato
Mania Pires, do departamento de relações institucionais do HE, vice presidente Jorge Guazzi, Simonete Orlandini, Rogério Toso e Gislaine Vasconcelos, e superintendente do hospital, Marilza Fortunato

Uma nova e poderosa corrente de solidariedade foi formada em prol do HE (Hospital de Esperança) de Presidente Prudente. Um grupo de voluntários e líderes de Rosana e do distrito de Primavera, os mais distantes do Pontal do Paranapanema, se uniu para criar um núcleo de apoio à instituição. A iniciativa, que conta com o envolvimento da serventuária da Justiça e voluntária social Simonete Orlandini, e dos vereadores Gislaine Vasconcelos e Rogério Toso, promete uma série de ações para fortalecer o atendimento oncológico na região. Nesta sexta-feira, os representantes das duas localidades visitaram o hospital para alinhar os planos e reforçar o compromisso com a causa.

Para a voluntária Simonete, o novo núcleo de apoio é um "pedido de Deus". "Não existe uma vida boa se ela não for sob os desígnios de Deus. Ajudar uma pessoa que você muitas vezes nem conhece é um pedido de Deus", afirmou. Ela garantiu que a comunidade de Rosana, que já é solidária, abraçará o hospital com muito amor. Entre as ações planejadas estão leilões de gado, bailes, jantares e caminhadas.

A vereadora Gislaine Vasconcelos, que também é paciente em tratamento no hospital, ressaltou a importância do trabalho. Ela falou sobre as dificuldades da longa viagem de mais de 250 km de Rosana até Presidente Prudente, um trajeto menos desgastante do que os 600 km para Barretos ou a capital.

"Nossos pacientes preferem ser atendidos aqui, porque é um hospital que trata somente da parte oncológica e os profissionais são de excelência", contou a vereadora.

Em um levantamento realizado em 2024, foi constatado que, somente de janeiro a julho deste ano, o Hospital de Esperança atendeu mais de 1,4 mil pacientes de Rosana e do Pontal.

Compromisso e excelência

O vereador Rogério Toso também tem uma conexão pessoal com o hospital: seu pai foi tratado na instituição. "Eu sou a prova viva do tratamento do hospital do câncer. Eu sei o amor com que eles tratam os pacientes", disse. Ele reforçou a vontade do grupo em "dar mais dignidade àquelas pessoas que tanto precisam desse tratamento oncológico". Rogério anunciou que a primeira grande ação será um leilão de gado em Rosana.

Jorge Guazzi, vice-presidente do Hospital de Esperança, expressou a gratidão da diretoria pela iniciativa. "A única coisa que a diretoria tem é agradecer essa parceria que a gente está iniciando hoje, e que isso muito vem a engrandecer o hospital. Quanto mais parceria, mais nós podemos fazer atendimento e aumentar o número de atendimento", ressaltou.

A diretora-superintendente do Hospital de Esperança, Marilza Fortunato, celebrou a parceria e destacou a expansão dos serviços. Com a ampliação do CDI (Centro de Diagnóstico por Imagem), o hospital irá dobrar o número de exames de colonoendoscopia, passando de 600 para 1,2 mil por mês, para trabalhar na prevenção dos cânceres digestivos. Além disso, a unidade já regulou 674 novos pacientes para tratamento somente neste ano, um dado que reforça a importância de iniciativas como essa.

Fotos: Sinomar Calmona


Simonete Orlandini: “O novo núcleo de apoio é um pedido de Deus”


Vereadora Gislaine Vasconcelos, paciente do HE: “Os profissionais são de excelência"


Vereador Rogério Toso: “Meu pai foi tratado no Hospital de Esperança”

Jorge Guazzi, vice-presidente do HE: "Quanto mais parcerias, mais nós podemos aumentar o número de atendimentos”

Publicidade

Veja também