Som Na Linha retorna às ruas com show no Parque do Povo

Apresentação presencial com o artista ManoEltu Marreta y Bando Banda será realizado neste domingo, a partir das 19h; uso de máscara é obrigatório

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 06/11/2021
Horário 07:00
Foto: Gasalucinação
ManoEltu apresenta sua Demo Track Cia. acompanhado de sua bomba, o Bando Banda
ManoEltu apresenta sua Demo Track Cia. acompanhado de sua bomba, o Bando Banda

Depois de dois anos atuando somente no ambiente virtual, o coletivo cultural independente Som na Linha, que busca fomentar a música autoral em Presidente Prudente, já planeja para este domingo seu tão aguardado retorno às ruas. O local escolhido para o primeiro show presencial pós-pandemia foi o Parque do Povo, próximo à escadaria dos quiosques da Avenida 11 de Maio, e quem se apresenta é o artista estradeiro ManoEltu Marreta y Bando Banda. A fim de respeitar as medidas sanitárias, o público deverá permanecer de máscara no local e respeitar o distanciamento. A apresentação está marcada para começar a partir das 19h.
A iniciativa conta com recursos do inciso III da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, voltado a coletivos com sedes públicas. Esta é a terceira de quatro edições, mas a primeira no formato presencial. Além de fortalecer a cena da música autoral e democratizar o acesso à arte em geral, objetivos que têm permeado a trajetória do coletivo desde sua fundação, em 2018, o projeto visa ainda garantir uma renda emergencial aos trabalhadores e trabalhadoras da cultura, artistas e equipe técnica, uma das classes mais afetadas pelas paralisações de atividades na pandemia.

A trajetória de ManoEltu Marreta

Artista estradeiro, brincante das culturas tradicionais, documentarista na busca de sua ancestralidade afro-latino-americana, ManoEltu apresenta sua Demo Track Cia. acompanhado de sua bomba, o Bando Banda. 

ALÉM DE FORTALECER A CENA DA MÚSICA AUTORAL E DEMOCRATIZAR O ACESSO À ARTE EM GERAL, PROJETO VISA AINDA GARANTIR UMA RENDA EMERGENCIAL AOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DA CULTURA, ARTISTAS E EQUIPE TÉCNICA, UMA DAS CLASSES MAIS AFETADAS NA PANDEMIA

Como músico itinerante, já viajou por vários Estados brasileiros e países “latino-vizinhos”, sempre de forma autônoma, buscando levar suas canções de maneira acessível, firmando parcerias com grupos e artistas de atuação local. 
Como artista de rua, leva arte pública ao espaço público, formando rodas, promovendo a interação e a integração do público através das cirandas e outras danças de roda. Desenvolve a atividade de documentarista, junto ao coletivo Alvo Video ALL, já tendo realizado mais de 30 documentários sobre grupos de culturas tradicionais. E é a partir dessa caminhada que o artista compôs seu primeiro EP. “Uma colagem de ritmos, inspirações, sons e experiências, na busca da síntese entre o popular e o moderno, desorganizando para organizar, do bumba-meu-boi ao rock, da salsa ao cavalo-marinho. Rabeca, pandeirão, guitarra e pacote waves. O afrofuturismo é a possibilidade de enxergamos um futuro no agora”, descreve.
No show, serão apresentadas canções autorais, concebidas a partir de suas andanças pelos sertões latino-americanos, junto a um time incrível de músicos, artistas das mais diversas formações e experiências, representando uma rede que foi se formando pela estrada, reafirmando a pluralidade da música afro-latina e suas possibilidades. 

Histórico do Som na Linha

Sobre os trilhos desativados da estrada de ferro Sorocabana, nos fundos da antiga estação de trem de Presidente Prudente, o público ia chegando e se acomodando. Era junho de 2018, perto das 20h e alguma coisa, o clima fresco permitiu que se acendesse uma fogueira, tornando o ambiente ainda mais aconchegante. Pela tarde, um mutirão havia sido realizado para fazer uma limpa no local, castigado por anos de abandono e insegurança. Luz, som, cores. No palco, nada de cover, só música autoral, com raízes legítimas no oeste paulista. Assim nascia o projeto Som Na Linha, com a proposta de ocupar espaços públicos e realizar de forma totalmente independente shows de música autoral, de artistas da região, com acesso gratuito ao público.
Desde então, o coletivo que conduz a música autoral pelos trilhos do interior realizou 16 shows-espetáculos pela cidade e até festivais, sempre de forma colaborativa e com recursos próprios. Por esse vagão, passaram os mais diversos estilos e gêneros musicais: música brasileira, moda de viola, hardcore, rap, música eletroacústica, metal, rock progressivo, concerto de violão e até birutice sonora. Além de democratizar o acesso à arte em geral e fortalecer o trabalho de artistas locais, o projeto tem como objetivo ajudar a construir uma cultura de apreciação pela música nova, que geralmente esbarra na falta de espaço: “qual o sabor do som que nunca tocou por aqui?”.
Em 2020, com a paralisação das atividades presenciais em decorrência da pandemia de Covid-19, os shows foram interrompidos, mas o Som na Linha manteve suas atividades através das plataformas digitais.

SERVIÇO
Som na Linha pelos Trilhos da Cidade - show com ManoEltu Marreta y Bando Banda

Data: 7 de novembro de 2021
Horário: a partir das 19h
Onde: presencial, no Parque do Povo (Av. 11 de maio, próximo à escadaria dos quiosques)
*Uso obrigatório de máscara para permanecer no local





 

Publicidade

Veja também