Somos todos guardiões do planeta

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 04/06/2023
Horário 05:10

Nesta segunda-feira, 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Embora os cuidados ambientais devam ser uma constante na vida de todos, é sempre bom ter uma data alusiva para reforçar ações de conscientização que vão ao encontro de um estilo de vida sustentável, que respeite todos os que habitam esse planeta.
Na edição deste domingo, O Imparcial traz aos leitores um material que, embora pareça algo do cotidiano, ou seja, atividades realizadas com alunos além das carteiras escolares, nos faz refletir sobre o papel do professor, sua dedicação em proporcionar aos estudantes momentos e ensinamentos que, de fato, são capazes de transformar suas existências, sua forma de pensar e de agir no mundo.
Todos sabemos que as crianças e os adolescentes são potenciais multiplicadores de boas ações, e quando conseguem internalizar a importância de cada gesto para um mundo melhor, todos nós saímos ganhando. Em um mundo extremamente consumista, é de grande urgência que todos se conscientizem sobre seu papel enquanto guardião do planeta Terra. Absolutamente tudo o que consumimos causa algum impacto ambiental. Portanto, é necessário termos, sobretudo, um olhar diferenciado sobre a forma que descartamos aquilo que não mais utilizamos. Neste sentido, também como mostrado por este diário, municípios da região têm se empenhado em realizar mutirões de lixo eletrônico – a exemplo de Presidente Prudente, um grande pioneiro neste tipo de iniciativa que, ontem, promoveu a 15ª edição do evento. 
Vamos nos conscientizar e não delegar nossos problemas ao outro. Todos temos responsabilidade e obrigação de manter em ordem o nosso meio ambiente, adotando ações sustentáveis diariamente.

Publicidade

Veja também