Somos todos uma empresa de mídia 

Roberto Mancuzo

CRÔNICA - Roberto Mancuzo

Data 11/07/2023
Horário 06:00

Em uma história bem conhecida, um pai caminha pela praia com o filho. Ele vai mais à frente que o pequeno, que por sua vez tenta pisar exatamente nas pegadas deixadas pelo homem. Nem sempre consegue, às vezes erra e cai, mas tenta. 
O pai percebe logo a jogada e começa a dar passadas mais largas. O filho se esforça muito mais. O pai vai para os lados, da ré, para, sempre seguido, até que para de vez, olha para o menino e diz: “Se você sempre seguir meus passos eu não te prometo dinheiro ou bens, mas garanto uma vida digna e com riquezas que vão muito além do que você um dia poderia imaginar!”
Bem, o cenário da historinha é uma praia, mas nossas crianças, e também amigos, família, pessoas em geral, continuam nos seguindo em lugares bem diferentes. 
Hoje, inclusive, somos sempre uma grande tela digital. Aliás, mais do que isso!
Com a internet e as redes sociais, cada um de nós se transformou em uma empresa de mídia. Se antes os protagonistas da informação e do entretenimento eram as emissoras de TV e rádio, jornais e revistas, hoje eles possuem concorrência direta como cada internauta. 
Nós produzimos conteúdo a todo instante e embora possamos até crer que ninguém tem nada a ver com o que se posta, muita gente se importa sim. Até mesmo seus filhos, sobrinhos, alunos e por aí vai. 
Hoje, as crianças não tentam mais seguir as pegadas na areia, mas sim o que você costuma postar como estilo de vida ou opinião nas redes sociais. E seguem muito mais do que se possa imaginar. 
Já nem é novidade mais que as empresas fazem grandes varreduras on-line quando vão contratar alguém em potencial. Às vezes, o que separa a pessoa do tão sonhado emprego é aquele vídeo cometendo alguma bobagem antissocial. 
Enfim, daí a importância de pensar o que coloca em rede ou, em outras palavras, o que a sua empresa de mídia está transmitindo por aí!
 

Publicidade

Veja também