SP e a agenda para o Brasil

OPINIÃO - João Doria

Data 31/01/2020
Horário 04:33

São Paulo fechou 2019 com um crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 2,6% – mais que o dobro do Brasil, com 0,9%. O resultado é fruto das medidas que adotamos, na política liberal, de reforma do Estado, enxugamento da máquina administrativa, novos investimentos externos e privatizações. Menos Estado e mais iniciativa privada.

Em 2020, o Brasil deverá ter crescimento do PIB superior a 2% e comprovará eficácia do modelo econômico baseado no rigor fiscal e em iniciativas liberais. Paulo Guedes conduz bem esse processo. E São Paulo compactua da visão do ministro da Economia.

Depois da Nova Previdência, completar as reformas tributária, administrativa e política é preciso. Além de melhorar a infraestrutura e reduzir o custo Brasil, os governos devem priorizar inovação tecnológica, preservação ambiental a simetria de oportunidades, especialmente na educação.

Unimos empresas de tecnologia e centros de pesquisa. No IPT Open Experience, incentivamos a cooperação entre iniciativa privada, governo e universidades. Em maio, vamos inaugurar o Centro para a Quarta Revolução Industrial para ligar o Estado às mais avançadas experiências globais de transformação da indústria.

Ampliamos vagas em cursos técnicos de tecnologia e economia digital. Aumentamos em 25% as vagas em cursos profissionalizantes. Não cortamos bolsas de pesquisa em nossas universidades. Estamos destinando R$ 1 bilhão para reforma e manutenção de escolas estaduais.

Na área externa, buscamos investimentos e oportunidades de comércio e negócios com os mais variados grupos e países. O GIC, fundo soberano de Singapura, foi um dos vencedores da maior concessão rodoviária do Brasil, que irá duplicar 1.273 quilômetros de estradas de Piracicaba até Panorama.

Nosso agro é altamente mecanizado e adota excelentes práticas internacionais. O replantio de matas ciliares e a proteção de nascentes ampliam a cobertura vegetal do Estado, hoje em 23%. Iniciamos investimento de R$ 1,5 bilhão para despoluir o Rio Pinheiros. A polícia de São Paulo atendeu mais de 50 mil denúncias de crimes ambientais em 2019, e também alcançamos os melhores indicadores de segurança da história.

Somos firmes na defesa da democracia, da liberdade de imprensa e da criação artística. Esse é o caminho para que o esforço de cada um resulte numa nação menos desigual e mais integrada à economia global. O novo ciclo de crescimento trará mais investimentos, empregos e desenvolvimento econômico. Em São Paulo, trabalhamos para construir o futuro.

 

 

 

Publicidade

Veja também