Spart Cultural realiza Mostra Anual de Arte

“Recortes: para Matisse" é o tema da 15ª edição da exposição de trabalhos dos alunos do CAE (Curso de Arte Experimental)

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 27/11/2015
Horário 07:44
 

"Recortes: para Matisse" é o tema da 15ª Mostra Anual dos alunos do CAE (Curso de Arte Experimental) do Spart Cultural, que inicia nesta sexta-feira, às 20h, para convidados e segue até o dia 20 de janeiro, na sede da escola atuante em Presidente Prudente, sob a coordenação da artista visual e arte-educadora Carmo Malacrida. A visitação aberta ao público começa amanhã.

De acordo com a professora, os objetivos deste evento é que alunos e expectadores possam conhecer novas linguagens, vivenciar o processo artístico (o fazer técnico), a representação imaginativa e a expressividade, ampliar o repertório artístico visual e estético, conhecer os códigos de uma mostra de artes visuais e aprender sobre os meios de divulgação da obra de arte e espaços para mostras e exposições.

Jornal O Imparcial Mostra pode ser vista até dia 20 de janeiro; trabalhos de 12 alunos homenageiam Henri Matisse

Além de divulgar a obra do artista visual que revolucionou a arte no início do século 20, Henri Matisse (1869 – 1954), trabalhado nessa exposição.

Carmo revela que durante um mês o clima na escola foi de total alegria e felicidade das crianças na confecção de seus trabalhos. "Elas se sentem realizadas em estarem elas mesmas produzindo. A mostra é na verdade o segundo projeto delas, pois em outubro elas realizaram a intervenção ‘Dinossauro Urbano’, participando da quinta edição do projeto de extensão ‘Fusca Poético’, do curso de Artes Visuais da Unoeste ".

Carmo salienta que homenagear Matisse é um grande prazer, uma vez que ele é considerado um dos maiores artistas do século passado. "Dente outros, ele foi o principal a participar do primeiro movimento moderno, o Fauvismo e seus conceitos mudaram completamente a arte no início do século influenciando muitos artistas até hoje", ressalta.

 

Técnica de Matisse

Carmo explica que primeiro ele recortava as formas livremente nos papéis, que seus assistentes pintavam antecipadamente com guache, usando uma tesoura. Depois de ter recortado, formas geralmente orgânicas, a segunda parte do processo criativo consistia em fixá-las nas paredes de seu estúdio. Quando conseguia o equilíbrio desejado de forma e cor na composição esta era transportada e colada, por seus assistentes, a algum tipo de suporte como papel, tela ou madeira. Matisse usou o recorte para vários projetos: ilustrações, tapeçarias, lenços, tapetes e vitrais.

"Sonho com uma arte do equilíbrio, pureza e serenidade, isenta de temas inquietantes e perturbadores. Quero que minha arte seja como uma boa poltrona em que se descansa o corpo cansado", dizia Henri Matisse.

 

serviço

AOS INTERESSADOS


Quem quiser apreciar a mostra "Recortes: para matisse", ela ficará no Spart Cultural, localizado na Rua Dona Miilitânia, 359, Vila Claudia Glória, em Prudente até o dia 20 de janeiro. O horário para visitação da mostra é de terça-feira a sábado das 14h às 17h30.

COMPOSIÇÃO DA MOSTRA

- 1 apropriação, com a proposta: uma nova estampa para Matisse (criar um novo texto imagético a partir de três estampas diferentes, colagem de tecido sobre tecido).

 

- 9 papiers decoupés, com 90 cm, com a proposta de: uma colagem para Matisse (criar uma colagem com a técnica utilizada por Matisse, o papier découpé).

 

- 1 papier découpé coletivo, com a proposta: um jardim para Matisse (criar uma colagem remetendo a um jardim, em grupo,  com a técnica utilizada por Matisse, o papier découpé).

 

- 12 telas, com 30 x 30 cm, com a proposta: espaço (definir um tema e criar colagem com tecido recortado sobre tela)

 

Termos Técnicos:

Papier Découpé: recorte de formas no papel;

Apropriação: incorporação de objetos, estampas ou mesmo outras obras nos trabalhos de arte;

Colagem: utilização no espaço da obra de elementos como pedaços de jornal, papel, tecido, madeira, objeto.


PARTICIPANTES DA MOSTRA


Arthur Canuto Whitacker , 9 anos

Elisa Perdomo de Souza, 11 anos

Isabel Perdomo de Souza, 7 anos

Isabela Bento Beneti, 11 anos

João Sieplin Piai, 6 anos

Julia Emi Fujita, 12 anos

Maitê Pasquini Marques, 8 anos

Maria Clara Silva Rotta, 12 anos

Maria Julia Silva Rotta, 8 anos

Pietra Ceravolo Tiezzi, 9 anos

Tales Jun Hirao, 12 anos

Vinicius Yoji Hirao, 10 anos

 
Publicidade

Veja também