Subsídio parlamentar

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 28/07/2023
Horário 04:25

Questionado sobre reajuste dos subsídios dos vereadores, com possível incidência em salários do Poder Executivo, o presidente da Câmara de Prudente, Tiago Oliveira (PTB), ressalta dois aspectos. 

PAUTA OBRIGATÓRIA
O primeiro é que o assunto tem que ser discutido em cada legislatura, como parte das atribuições dos vereadores. O segundo é que a definição do subsídio é válida somente para a próxima legislatura, ou seja: a partir de 2025. 

DOIS MOMENTOS
Portanto, caso haja reajuste, serão comtemplados os vereadores eleitos no próximo pleito e não necessariamente os atuais, a menos os que serão reeleitos. Conforme o presidente, o assunto passará por dois momentos. 

ANÁLISE E DECISÃO
Num primeiro momento, será analisado em conjunto, com o envolvimento de todos os vereadores. Num segundo momento, haverá a decisão se o projeto será pautado com reajuste ou se serão mantidos os mesmos valores.

60ª EXPO PRUDENTE
Em coletiva de imprensa às 9h desta sexta-feira (28), em seu gabinete, o prefeito Ed Thomas (sem partido) anunciará a programação completa da 60ª Expo Prudente, que será realizada de 13 a 16 de setembro no Recinto Jacob Tosello. 

OLHO NO RETROVISOR
A propósito, em 1998, quando Paulo Maluf disputava o governo e perdeu para Mário Covas (1930-2001), disse que se eleito criaria no oeste paulista a Zona Franca do Boi. A região seria delimitada e contemplada com a redução da carga tributária.

CADEIA PRODUTIVA
Na condição de concentrar o maior rebanho bovino do Estado de São Paulo, que na época era de 2,5 milhões de cabeças, a região seria estimulada à industrialização. O fluxograma do boi mostra que a cadeia produtiva abastece 49 segmentos industriais. 

ALÉM DE CARNE E LEITE
Gado não somente os da carne e do leite. Couro serve para fabricar bolsas, calçados, revestimentos (bancos de avião, carros, sofás, etc.) e de material esportivo (bolas, tênis, chuteiras e luvas de goleiro); e até mesmo na confecção de roupas de luxo.

ATÉ PÉROLAS ARTIFICIAIS
Chifre e cascos são matéria-prima para a fabricação de madrepérola e pérolas artificiais. Também fazem parte da composição do pó de extintores de incêndio, e seu óleo entra na produção dos óleos da indústria aeronáutica, como aditivo lubrificante de avião.

SANGUE, SEBO E CRINA
O sangue é utilizado em indústrias de embutidos e farmacêutica. O sebo na indústria de sabão, na confecção de cosméticos e pneus. A crina e os pelos na indústria de escovas e na tecelagem.

INDÚSTRIA QUÍMICA
Os miúdos são utilizados na indústria da farinha de carne e os ossos e a bílis na indústria química, de bebidas e nos laboratórios. As glândulas e as mucosas são utilizadas para fazer hormônios e medicamentos. 

REBANHO SUFICIENTE
Com guerra fiscal e a perda de frigoríficos para outras regiões e com a expansão de cultura canavieira, atualmente o rebanho é menor: 1,9 milhão de cabeças. Porém, suficiente para alimentar vários segmentos industriais, caso haja incentivos fiscais.

Publicidade

Veja também