Uma alimentação de qualidade é tão importante em nosso cotidiano que tem um dia dedicado a ela. Ontem, foi o Dia Mundial da Alimentação Saudável e o Sesc Thermas de Presidente Prudente realizou atividades para marcar a data. Cerca de 35 pessoas compareceram na manhã de ontem no local para participar da vivência com o tema Sucoterapia. Houve realização de receitas e degustação dos sucos. A programação segue hoje no período da tarde, com oficinas para a montagem de horta, plantação de ervas aromáticas e elaboração de receitas com frutas e vegetais. As inscrições já estão encerradas.

35 pessoas participaram da palestra no Sesc, ontem
As frutas são fontes de energia para o corpo e combinadas com legumes e verduras podem ser utilizadas para a prevenção e tratamento de doenças, aumento no sistema imunológico e regulação intestinal. Para tanto, é utilizada a sucoterapia. "São sucos feitos a partir de frutas, verduras e legumes. Os ingredientes devem estar crus e as frutas com casca", diz a nutricionista Malena Ricci Picolo. Os sucos devem ser feitos com pouca água, no liquidificador ou centrifuga. "É importante usar frutas da época, pois são mais doces e nutritivas", destaca Picolo. Completa ainda que o consumo deve ser feito logo após a preparação em jejum ou ao longo do dia.
Algumas opções para a receita são folhas de couve, limão, cenoura, beterraba, abacaxi, gengibre, brócolis, entre outras, que combinadas fornecem grande quantidade de vitaminas e minerais como ferro, cálcio, vitaminas A e C. "Eu costumo fazer sucos de couve, cenoura e beterraba, e vim buscar mais conhecimento sobre a prática para melhorar a qualidade de vida e alimentação", afirma a professora Miriam Cristina Lanza Grosso, 49 anos. A nutricionista conta que o ideal e inclusive recomendado pela pirâmide alimentar é consumir por dia, de 3 a 4 porções de frutas. "As frutas trazem para nós uma qualidade de vida melhor, pois proporcionam uma ingestão de vitaminas e minerais muito grande ao corpo", ressalta Picolo. Para quem não consegue consumir diariamente a quantidade ideal de frutas, a sucoterapia ajuda a manter uma boa alimentação. Há diversas opções como suco energético, anti-celulite, anti-gripe, digestivo e anti-ansiedade.
Hoje, às 14h30, ocorre a oficina de horta vertical com garrafa
pet. Será ensinado como cultivar hortaliças nas garrafas plásticas e sem uso de agrotóxicos. Às 16h, começa a oficina de "Confecção de vasos com ervas aromáticas", que ensina como plantar ervas como a hortelã, em recipientes de plástico. Para encerrar a programação especial, às 17h, será realizada a oficina "Receitas Verdes", que traz novas formas de preparar e cultivar alimentos em pequenos espaços.