A menos de uma semana para a Páscoa, a expectativa dos comerciantes é que as vendas aumentem em até 10% em relação ao ano passado. Os consumidores já estão à procura do produto, mas a demanda deve aumentar nesta semana. Os valores são democráticos: há opções de R$ 5,90 até R$ 420. Em contrapartida, o Procon de Presidente Epitácio alerta sobre a compra.
De acordo com a diretora do Walmart, Cláudia Silva e Silva, a partir do momento que os produtos ficam à mostra dos consumidores, a tendência é que as vendas cresçam, e ainda revela que os cinco dias antes da Páscoa marcam mais de 70% da venda total dos ovos de chocolate, e os preços são bem variados. "A gente procura atender cliente de A a Z", acrescenta.
Para a aposentada Maria Elvíria da Silva, 55, ir ao supermercado nessa época do ano é uma "tentação", pois ver o produto aumenta a vontade de consumo. "É difícil resistir", diz. Os preços dos ovos de Páscoa tiveram em média um aumento de 10% em relação a 2014.
Conforme o gerente do supermercado Estrela, Jair Souza, a demanda deve aumentar na Semana Santa, pois a população tende a comprar de última hora. "As pessoas não deixa de comprar", comenta. Há quem busque uma alternativa diferente, e acaba comprando o ovo após a Páscoa, pois os preços caem praticamente pela metade.
O universitário Marcos Antônio Rodrigues, 20, tem o hábito de adquirir o produto uma semana após o domingo de Páscoa, pois, segundo ele, o preço é mais acessível. "Não deixo de comprar, mas prezo por pagar menos", ressalta.
Em contrapartida, há estabelecimento em que a venda do produto ainda não superou as metas esperadas. Segundo o gerente do supermercado Avenida, Joelson Donietti, a procura ainda está pouca em relação às vendas de 2014. O preço é um dos responsáveis pela diminuição. "Subiu um pouco o valor dos ovos de Páscoa, mas, mesmo assim, a gente espera que melhore o movimento", afirma.
Cuidados na compra
A unidade do Procon de Presidente Epitácio alerta os consumidores sobre os cuidados que se devem ter na hora de realizar a aquisição de ovos de Páscoa. Conforme dados do Procon, nessa época do ano, o comércio é "invadido" por diferentes tipos de ovos de chocolate, além de outros produtos voltados ao período. O Procon enfatiza que antes de comprar é importante realizar pesquisar preços, qualidade e opções com atenção, e avaliar o que cabe no bolso.
O coordenador do Procon de Epitácio, Adonai Carlos de Souza, afirma que é "necessário prestar muita atenção ao peso dos ovos, pois as numerações indicadas pelos fabricantes na embalagem não são equivalentes entre as marcas". "Quando houver inclusão de brinquedos no interior do produto, é necessário observar se a embalagem traz o selo do Inmetro e a idade recomendável para o brinquedo", alerta.
Souza ressalta que é importante ter consciência de que se optar por ovos dispostos em bancas de promoção, com a informação de que estão "quebrados", normalmente mais baratos que outros em perfeitas condições, o fornecedor não será obrigado a trocar o produto por este problema.
"As embalagens devem estar em boas condições de armazenamento, longe de produtos de limpeza ou de odor forte e de qualquer fonte de calor. Verificar se há sinais de violação da embalagem, furos ou amassados, pois é ela quem protege o produto de insetos e de contaminação", alerta o coordenador.
O Procon esclarece ainda que ao optar por ovos ou bombons de fabricação caseira, o consumidor deve solicitar uma visita à cozinha e a degustação do produto antes da compra. "Os fornecedores de produtos fabricados artesanalmente, além de terem de seguir as mesmas regras de comercialização dos industrializados, também estão obrigados a fornecer nota fiscal. Ela é a principal garantia do consumidor em caso de troca ou reclamação", observa Souza.