Supino: Prudente conquista 1º ouro nos Jogos Abertos

Donizete Buscatti venceu na categoria 125 kg Open, levantando uma carga de 215 kg; esta é a quarta medalha douradinha do atleta de abril para cá

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 10/10/2022
Horário 22:20
Foto: Cedida
“Estou muito feliz por esta conquista, ser campeão em uma competição tão forte” diz o atleta
“Estou muito feliz por esta conquista, ser campeão em uma competição tão forte” diz o atleta

O atleta de Presidente Prudente, Donizete Aparecido Buscatti Junior, 32 anos, que antes da competição já era considerado uma das maiores esperanças de medalhas para a cidade nos 84º Jogos Abertos do Interior, deixou claro que é bom no que faz e conquistou ontem, a primeira medalha de ouro no levantamento de peso – modalidade supino, na categoria 125 kg Open, no evento esportivo que está sendo realizado em São Sebastião (SP), desde o dia 5 até o próximo sábado. Esta é a quarta medalha de ouro do atleta de abril para cá.
“Estou muito feliz por esta conquista, ser campeão em uma competição tão forte... Quero agradecer a Semepp [Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente] pela confiança e a todos que ficaram aqui torcendo por mim. Graças a Deus veio o ouro, competimos com força e deu tudo certo. Estou ainda mais motivado para a próxima, agora é focar em 2023, quando teremos várias competições importantes, como o campeonatos Paulista, Brasileiro e Sul-Americano”, expôs o atleta de ouro.
Em abril desse ano, Donizete competiu o Regional pela Conbrafa (Confederação Brasileira de Atletas de Força), que fez o campeonato em Prudente e venceu na categoria até 125 kg e ganhou o troféu de maior peso da competição. Em maio, ocorreu o Campeonato Paulista da mesma federação e mais uma vez o atleta venceu em sua categoria e levou o título de maior peso da competição. Em junho, a federação realizou o Brasileiro e ele teve a alegria de mais uma vez subir no mais alto do pódio vencendo na categoria e recebendo o prêmio de maior supino da competição. E, em setembro, teve um Word Cup que reuniu atletas de mais de seis países, dez Estados, e Donizete também venceu em sua categoria.
“Agora tive a alegria de vencer os Jogos Abertos na categoria até 125 kg, erguendo uma carga de 215 kg que rendeu o ouro para Presidente Prudente. Estou muito feliz”, diz o atleta. 

O supino

Para quem não está antenado às academias, Donizete explica que o supino é um dos movimentos mais queridos da academia, principalmente entre os homens. É o primeiro movimento que se aprende na academia. “[risos] Que homem é que não quer ter um peitoral forte? E também é um dos mais básicos. E com o tempo a gente vai aprendendo o significado do movimento e os músculos que são solicitados”, salienta o medalhista. 
Ele ressalta que uma coisa é o supino para hipertrofia, ou seja, para o ganho de massa muscular. Outra coisa é o supino para competição, onde se trabalha com mais técnicas e com o objetivo de aumentar a carga. Então como ele não tem um treinador, por ser físico estudou de forma autodidata como poderia encaixar um treinamento visando ganho de força que envolveria técnica, descanso, alimentação, rotina de treino. 
“E foi muito bacana porque consegui obter resultados satisfatórios sem qualquer indício de lesão, sequer dores eu sinto, graças a Deus. Sinto-me saudável e muito bem com o que consegui desenvolver. O desenvolvimento de supino ajuda o corpo todo. É um exercício multiarticular onde eu ganho fortalecimento de perna, de lombar”, destaca o atleta.

Publicidade

Veja também