Donizete: “Quero deixar meu nome nesse esporte”

No supino, atleta faturou ontem o primeiro ouro de Prudente nos 84º Jogos Abertos do Interior, que está sendo realizado em São Sebastião (SP)

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 10/10/2022
Horário 22:24
Foto: Cedida
São 19 anos de musculação e de uns dois anos pra cá, prudentino vem ganhando destaque
São 19 anos de musculação e de uns dois anos pra cá, prudentino vem ganhando destaque

Donizete Aparecido Buscatti Junior, 32 anos, comenta que nunca tinha disputado de forma competitiva, só praticava o levantamento de mesmo. Sua atividade física que sempre praticou e gosta muito é a musculação desde os 13 anos. “São 19 anos de musculação e de uns dois anos pra cá venho ganhando destaque porque sempre treinei com muita disciplina, nunca me lesionei. E surgiu a oportunidade desses campeonatos, então comecei a participar”, ressalta o esportista.
A rotina de treino de treinos de Donizete é algo, segundo ele, que chega a ser curioso. E explica detalhadamente. Ele é professor de Física do ensino básico tecnológico do Instituto Federal de São Paulo, campus de Presidente Epitácio (curso de bacharelado em Engenharia Elétrica e no curso integrado, de Informática) que fica 90 quilômetros de Prudente, onde dá aulas para mais de seis turmas, além de preparação de aulas, reunião... 

“EU TENHO AS MARCAS QUE QUERO BATER, SEMPRE DESENVOLVENDO UM POUQUINHO MAIS. GALGAR ALGUMAS COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS, BUSCAR APOIO, MEU ESPAÇO E DEIXAR MEU NOME REGISTRADO NESSE ESPORTE”
Donizete Aparecido Buscatti

“Só pra trabalhar por semana percorro mais de 700 km. E isso tudo consome bastante tempo. Além de que, tenho a minha família, minha esposa Lidiane, meus filhos, Ana Laura e Ana Luísa [gêmeas] e o Felipe. Mas mesmo assim eu consigo encaixar por volta de duas a três horas por dia de treino durante seis vezes por semana”, conta o atleta, que treina um dia da semana o super pesado, poucas repetições indo até próximo do que chamam de falha. Duas vezes por semana pratica o movimento de supino também, além do primeiro dia de força, mas com menos peso na velocidade técnica. E nos outros três dias faz músculos auxiliares e perna, intensidade moderada visando hipertrofia e fortalecimento também.

Deixar legados

Donizete diz que seu desejo é deixar alguns legados com esse esporte. Primeiro porque por mais exaustiva que possa parecer a sua rotina, é possível sim encaixar o esporte pra que consiga crescer como pessoa, crescer em qualidade de vida, enfim, mostrar que o esporte engrandece e pode estar presente na sua vida. 
Outro objetivo dele é a questão dos desafios pessoais. “Eu tenho as marcas que quero bater, sempre desenvolvendo um pouquinho mais. Galgar algumas competições internacionais, buscar apoio, meu espaço e deixar meu nome registrado nesse esporte: levantamento de peso – modalidade supino. Continuo treinando e pretendo fazer isso até o fim da minha vida”, explana.


 

Publicidade

Veja também