Sustentabilidade social

Sustentabilidade social é o termo dado a um ramo da sustentabilidade. Tem como objetivo precípuo melhorar a qualidade de vida das pessoas, de forma que as gerações passadas não usem todos os recursos disponíveis das gerações futuras. Visa a economia de recursos, diminuindo a desigualdade social e ampliando os direitos humanos. É importante pensar e praticar a sustentabilidade social porque ela ajuda a diminuir a violência e a desigualdade social, melhora a qualidade de vida e amplia os direitos, além de aperfeiçoar a educação. 
Para se alcançar a sustentabilidade social, é preciso qualificação profissional, investimentos governamentais, saneamento básico, ou seja, todas as riquezas disponíveis e produzidas no país. Considerando que a sustentabilidade de indivíduos, grupos e comunidades está sujeita a tensões e choques, essa vulnerabilidade tem basicamente dois aspectos: um externo, em que as tensões e choques são o sujeito, e outro interno, que é a sua capacidade de resistir. 

A sustentabilidade social visa a economia de recursos, diminuindo a desigualdade e ampliando os direitos humanos

As tensões são tipicamente contínuas e cumulativas, previsíveis e dolorosas, como a escassez sazonal, crescimentos populacionais e decréscimos de recursos, enquanto choques são eventos tipicamente súbitos, imprevisíveis e traumáticos, como incêndios, inundações e epidemias. Qualquer definição de sustentabilidade tem que incluir a habilidade para evitar, ou mais comumente resistir, a essas tensões e choques, ou seja, a resiliência do grupo. Já a dimensão positiva da sustentabilidade social está em sua capacidade para prever, adaptar e aproveitar mudanças no ambiente físico, social e econômico. 
São exemplos de ações de sustentabilidade social: implantação de projetos educativos e sociais gratuitos, principalmente para pessoas de baixa renda; investimentos em educação pública, visando à qualidade do ensino; implantação de programas voltados para a inclusão social, principalmente de pessoas portadoras de necessidades especiais; investimentos governamentais em saneamento básico, garantindo tratamento de esgoto e acesso à água potável para pessoas que não tem acesso a estes serviços, dentre outros.

 

Publicidade

Veja também