Tecnologia, prioridades e redes sociais

Luis Isique

COLUNA - Luis Isique

Data 20/05/2021
Horário 07:00

Você já se perguntou como usar a tecnologia para resolver suas prioridades e como ainda se socializar? Enfim, quero contribuir compartilhando minhas observações referentes a tudo isso, provocando você com mais uma pergunta. 
Se antigamente não tínhamos tanta tecnologia e “tínhamos tempo” - Porque agora que temos diversas facilidades que deveriam agilizar nosso cotidiano, sempre reclamamos que não temos tempo para nada? Minha percepção é que não estamos alinhando nossas necessidades ao nosso propósito.
Bom, vou explicar. Qual o propósito das redes sociais? Socializar, interagir, encontrar e fazer amigos. Como utilizamos? Exibimos, mostramos, destacamos o que temos! Não estou criticando, estou constatando um fato.
Qual a função dos aplicativos de banco? Agilizar as operações financeiras. Qual a função do editor de texto? Escrever textos. Qual a função da planilha eletrônica? Fazer cálculos automáticos. Percebem o que eu pretendo mostrar? 
Que só abrimos os aplicativos importantes quando precisamos executar uma tarefa, e as redes sociais pelo menos não deveriam ser uma tarefa, apenas mais um aplicativo. Mas se você for nas opções do seu celular onde mede e exibe gráficos de utilização dos aplicativos, você verá que os aplicativos das redes sociais são os mais utilizados.
Qual a dica deste dia? Foque no que é importante, pois tecnologia só tem valor se você tiver saúde física e mental, vida social e familiar e trabalhos do seu serviço, escola ou faculdade. 
Identifique o propósito da sua vida e compare com o que você tem feito da sua vida familiar, profissional e acadêmica, e veja se faz sentido utilizamos tanto o celular e sermos a geração menos produtiva comparada com gerações passadas, eu me incluo, ok?
Talvez você não concorde com o trecho anterior, mas se nossos pais chegaram até onde chegaram, sem tanta tecnologia como agora, nós não conseguimos sequer conter um vírus, percebe agora? O que ajudou foi que a base construída na geração passada fez as reais e eficientes tecnologias. Lamento ter que falar a verdade para você, mas essas tecnologias atuais nos fizeram apenas sermos zumbis tecnológicos. 
Quer fazer algo importante? Passe algumas horas sem o celular e verá que você será tão produtivo que poderá desenvolver soluções inovadoras de base tecnológica tão poderosas que poderá ajudar a reverter o estrago da nossa improdutividade com excesso de redes sociais. 
Pense como melhorar processos lentos na empresa em que você trabalha, idealize propostas para resolver problemas e verá que o propósito da tecnologia se resumirá e ajudará você realmente ser produtivo.
 

Publicidade

Veja também