Telessaúde: serviço de informação contribui para o enfrentamento da Covid-19

EDITORIAL -

Data 13/01/2021
Horário 04:15

O melhor caminho para garantir a conscientização e educação da população sobre temas que dizem respeito à sociedade como um todo é por meio da informação. Quando se trata da pandemia do novo coronavírus, essa necessidade é ainda mais urgente, considerando que, por se tratar de um vírus transmissível e potencialmente fatal, as pessoas precisam de esclarecimentos sobre como prevenir o contágio e, com isso, tomar todos os cuidados para ajudar no enfrentamento à doença.
Muitas vezes, consultar o “Dr. Google” não basta, pois os indivíduos querem informações específicas sobre a situação em que se encontram. Além disso, os dados fornecidos pela internet nem sempre são saudáveis e, muitas vezes, contribuem para disseminar o pânico. Nesse sentido, a Prefeitura de Presidente Prudente e a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) acertaram ao disponibilizar ao cidadão prudentino um canal de comunicação que visa justamente esclarecer todas as dúvidas acerca da Covid-19.
Conforme divulgado por O Imparcial, o programa Telessaúde encerrou o ano de 2020 com um total de aproximadamente 9 mil atendimentos realizados. Dentre os serviços ofertados, estão esclarecimento de dúvidas sobre resultados do exame de coronavírus, como proceder em relação aos comunicantes (quando uma pessoa testou positivo dentro de casa) e ajuda para compreender o resultado do teste sorológico.
O serviço é eficiente porque é administrado por professores e estudantes dos cursos de saúde, o que oportuniza um atendimento especializado, seguro e confiável. Assim, ao invés de se informar de forma equivocada pela internet, muitas vezes em sites duvidosos, a população tem ao seu alcance a possibilidade de receber esclarecimentos seguros e relacionados especificamente ao seu caso.
Embora esse tipo de canal de comunicação não substitua o acompanhamento de um profissional médico quando houver necessidade, já contribui para instruir e orientar, evitando que a pessoa saia de casa e quebre os protocolos de distanciamento social apenas para buscar a informação em um posto de saúde. Desejamos que, enquanto a pandemia durar, esse serviço permaneça em execução a fim de assegurar que a informação correta continue sendo disseminada. Aos interessados, o Telessaúde pode ser acionado pelo telefone (18) 3229-1290, bem como pelo WhatsApp (18) 99639-2713.

Veja também