Tema antigo, doença que segue...

EDITORIAL -

Data 09/06/2023
Horário 04:15

O tema é antigo, mas o cenário é o mesmo! A dengue, mesmo com as temperaturas mais amenas, segue fazendo vítimas por Presidente Prudente e região. Só quem já teve a doença sabe o quão é horrível as sensações que ela proporciona.
Febre, enjoo, náusea, dores fortíssimas de cabeça, no fundo dos olhos, nas pernas, no abdômen, entre outras tantas. Fora o sono incontrolável, a fadiga. Enfim, mesmo cada um sentindo os seus sintomas, percebe-se que não é fácil conviver com essa doença que incapacita a pessoa de viver em sociedade por uns dias. E, para quem acha que ela já foi embora, está completamente enganado.
Inúmeros casos novos por dia ainda são quantificados na região, o que coloca todos nós a mercê do mosquito. E aqui vai o recado mais uma vez: se cada um não fizer a sua tarefa de casa, será a próxima vítima, sem sombra de dúvidas. O repelente pode até ajudar um pouco o não contato, mas os mosquitinhos andam tão resistentes, que pode ser que você pegue a doença mesmo estando com essa proteção.
As administrações públicas tentam fazer a parte deles, com nebulizações, bloqueios e ações de conscientização. Como a que foi noticiada por este diário. Em Presidente Prudente, a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), em parceria com o GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica), realiza na próxima semana, nos dias 12, 13 e 14 de junho (segunda a quarta), a nebulização ambiental noturna no Conjunto Habitacional Ana Jacinta, a partir das 18h. Durante a aplicação do inseticida, os moradores devem permanecer dentro das residências.
São iniciativas essenciais, mas que só são válidas com a colaboração de toda a população. Então, fique de olho na sua casa, no seu quintal e seja fiscal do vizinho. E, qualquer irregularidade, avise as autoridades. Juntos, podemos vencer essa doença!
 

Publicidade

Veja também