Tempo seco requer cuidado redobrado com incêndios

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 23/08/2023
Horário 05:12

Durante períodos de estiagem e tempo seco, o risco de incêndios aumenta significativamente devido à falta de umidade e às condições propícias para a propagação do fogo. Para evitar incêndios e minimizar os danos, todo cuidado é pouco! Um exemplo de como tais ocorrências trazem imensos prejuízos à coletividade foi noticiado por este diário. 

Na tarde desta terça-feira, um incêndio de proporções significativas consumiu um depósito de materiais recicláveis, localizado em uma área adjacente ao Distrito Industrial de Presidente Prudente, entre as rodovias Assis Chateaubriand (SP-425) e Raposo Tavares (SP-270).

O fogo, que se alastrou rapidamente, gerou uma densa fumaça preta que ainda no fim tarde de ontem cobria trechos das duas rodovias, prejudicando a visibilidade dos motoristas e causando preocupações em relação à segurança viária. Homens do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da Polícia Militar trabalharam intensamente para controlar as chamas e orientar a população que passava pelos trechos tomados pela fumaça.

Ainda não se sabe o que causou o incêndio, no entanto, todos devemos nos atentar e adotar medidas para evitar tais ocorrências. Manter os terrenos ao redor de sua propriedade limpos de vegetação seca, folhas caídas e outros materiais inflamáveis é de extrema importância. Se você fuma, não jogue pontas de cigarro ou outros materiais inflamáveis pela janela do carro ou no chão, especialmente em áreas secas. Jamais utilize fogo para “limpar” terrenos. E, caso aviste um incêndio, avise imediatamente as autoridades locais, como bombeiros ou órgãos ambientais.

Lembre-se de que a prevenção é fundamental para evitar incêndios e proteger vidas, propriedades e o meio ambiente. A colaboração de todos é crucial para minimizar os riscos durante períodos de estiagem e tempo seco.

Publicidade

Veja também