Temporizadores visam melhorar fluxo de veículos

Sete aparelhos começaram a ser instalados em Prudente, de forma que até o fim do mês todos estarão prontos; especialista vê novos semáforos com positividade

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 10/04/2019
Horário 05:30
José Reis - Prudente contará com temporizadores em sete pontos estratégicos
José Reis - Prudente contará com temporizadores em sete pontos estratégicos

Quem mora em Presidente Prudente, com certeza já deve ter notado que não apenas nos horários de pico, mas ao longo de todo o dia, as principais ruas e avenidas da cidade se tornaram um grande corredor de carros. Isso porque, um trajeto que há poucos anos era percorrido em 10 ou 15 minutos, hoje, sem dúvidas, dobrou, e isso muito tem a ver com o aumento no número de carros e o fluxo de veículos. Justamente para lidar com este e outros problemas é que a Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública) anunciou que, se tudo ocorrer conforme previsto, até o fim desse mês a cidade deve completar a instalação de sete temporizadores, acoplados em semáforos. A especialista de trânsito, Luciane Napolitano, vê a medida com bons olhos.

Segundo o titular da Semav, Adauto Lucio Cardoso, dos sete temporizadores, cinco já estão instalados, e a maioria em funcionamento, de forma que dois deles, até o fim do mês, serão introduzidos no trânsito prudentino. Os pontos são: Avenida Brasil, na altura do número 1.383, na Vila São Jorge, e na altura do número 599; Avenida Manoel Goulart, na altura do número 1.210; e na Avenida Washington Luiz em dois pontos, altura 544 e do número 709. Para o fim do mês, devem ser instalados um na Avenida Manoel Goulart, altura da Vila Nova e esquina com a Rua Doutor José Foz; e na rotatória do Jardim Monte Alto, que já tem as estruturas, mas será a última a ser ligada, pela necessidade de adequação dos fios.

Na tarde de ontem, equipes da Semav instalavam o dispositivo na Avenida Washington Luiz, com a chegada, ainda, de um temporizador para pedestres. “Esses temporizadores fazem parte de um convênio do Detran [Departamento Nacional de Trânsito], Movimento Paulista e Prefeitura, quando foram repassados R$ 1 milhão para a aquisição dos dispositivos e manutenção da mobilidade urbana”, informa o secretário. Ele lembra ainda que os locais foram pensados de forma estratégia, de forma que aqueles que apresentassem o maior fluxo de carros seriam beneficiados com os aparelhos. “Esperamos que facilite a vida da população”.

Aspectos positivos

Luciane Napolitano diz que essa será uma oportunidade de os motoristas se organizarem melhor no trânsito. “No semáforo convencional, do amarelo para o vermelho, os motoristas nunca sabem quanto tempo vão ter para a passagem e, com isso, acabam arriscando. Por isso, esse controle do tempo deverá auxiliar e muito”.

Além disso, ela lembra que a expectativa ainda é a de que sejam evitados acidentes e especialmente aqueles de colisão traseira, já que todos os motoristas estarão cientes em relação ao tempo que terão para passar pela via. “Por outro lado, podemos falar que há o lado negativo, quando os motoristas aproveitam a oportunidade da contagem para acelerar a velocidade, passar rápido e, com isso, ultrapassar a máxima permitida, sabendo do tempo que terão, mas desrespeitando a lei”, pontua.

Medida agradou

O taxista Mauro Duela, 81 anos, mencionou que a chegada dos aparelhos foi percebida por ele e demais amigos e agradou pela “facilidade” de não correr riscos. “No semáforo convencional, você fica perdido sem saber se vai ou não adiante, já que a mudança das cores é uma incógnita. Me sinto mais seguro agora”. O colega, Oscar Yamaha, 80 anos, compartilha da mesma ideia e afirma, ainda que o Parque do Povo e mais pontos da Avenida Washington Luís deveriam ser beneficiados. “Penso que todos os semáforos da cidade deveriam ser assim”, avalia.

Pontos com os temporizadores:

Avenida Brasil, 1.383 – Vila São Jorge;

Avenida Brasil, 599;

Avenida Manoel Goulart, altura da Vila Nova, esquina com a Rua Doutor José Foz;

Avenida Manoel Goulart, altura do número 1.210;

Avenida Washington Luiz, altura do número 544;

Avenida Washington Luiz, altura do número 709;

Rotatória do Monte Alto.

Fonte: Semav

 

Publicidade

Veja também