Tenha cuidado redobrado em dias de intempérie

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 29/10/2023
Horário 05:12

Já há alguns dias, a Defesa Civil tem alertado toda a população a respeito de uma forte tempestade prevista para regiões do Estado de São Paulo, entre elas, a região do oeste paulista. No fim da tarde desta sexta-feira, moradores de Presidente Prudente e cidades regionais se assustaram com a intempérie que trouxe inúmeros estragos. Para se ter uma ideia, na maior cidade da região, a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil municipal contabilizou, até a manhã deste sábado, a queda de 67 árvores, o rompimento de 20 fios energizados que ficaram ao solo e cinco ocorrências envolvendo destelhamento/desabamento de estruturas.

Em era de redes sociais, foi fácil vermos, em tempo real, a magnitude dos prejuízos. Carros atingidos por árvores, postes caídos, estruturas retorcidas. É a fúria da natureza.

A previsão é que o vendaval continue, trazendo insegurança para a população. Alagamentos, falta de energia, e todos os transtornos oriundos de vendavais – na sexta, os ventos atingiram 60km/h na região – são esperados. Desta forma, é de grande importância que tenhamos cuidados redobrados. 

Evite sair de casa durante uma tempestade ou condições meteorológicas adversas, principalmente áreas sujeitas a alagamentos e inundações, como é o caso do Parque do Povo, em Prudente. Desligue aparelhos eletrônicos e desconecte-os das tomadas para evitar danos causados por picos de energia. Evite ficar debaixo de árvores durante tempestades, pois estas podem ser derrubadas pelo vento. Se você notar fios elétricos caídos, mantenha distância; eles podem estar energizados e representar um perigo grave.

Lembrando que a prevenção e a cautela são fundamentais em situações de tempestades e condições meteorológicas adversas. Em caso de emergência, não hesite em contatar as autoridades locais ou os serviços de emergência.

Publicidade

Veja também