Tenista busca avançar no esporte

DETERMINAÇÃO De férias em Prudente, Gustavo Cruz retorna às atividades na primeira semana de janeiro

Esportes - THIAGO MORELLO

Data 29/12/2016
Horário 10:59


"Não quero ser apenas mais um jogador. Quero me igualar aos grandes nomes do tênis brasileiro". Esse é o pensamento do jovem tenista Gustavo Cruz, 19 anos. Natural de Presidente Prudente, o atleta mora há um ano e meio em São José dos Campos (SP), por conta do esporte. Na última temporada, encerrou o ano com chave de ouro, conseguindo o segundo ponto profissional no ranking ATP (Associação de Tenistas Profissionais). Para o próximo ano, a missão é ter um destaque maior.

Jornal O Imparcial De férias das competições, Gustavo faz treinos de manhã e à tarde

A recolocação no ranking ATP foi por conta das conquistas que o tenista obteve ao longo de 2016. Embora tenha sido eliminado nas quartas de final do torneio profissional future de Campos do Jordão (SP), a participação no embate garantiu o segundo ponto profissional do jovem, 11 meses após alcançar o primeiro. De acordo com Gustavo, só existem motivos para comemorar. "Fiquei muito feliz. Com certeza a gente sempre pode ir além, ser melhor. Porém, isso vem com o tempo e darei o meu máximo para subir mais ainda na classificação", afirma.

Com os embates de 2016, principalmente ao garantir outro ponto, Gustavo ficou entre os 51 melhores jogadores de tênis do país. Para o tenista, isso é reflexo de uma caminhada que começou há quatros anos. "Esse ano eu participei de torneios na Bolívia e no Chile, o que me garantiu uma experiência maior. Jogar fora é uma pressão maior, pois a gente se sente só, longe de tudo. Mas faz parte da carreira e ajuda na preparação", diz.

E os jogos fora do país não são os únicos momentos "mais distantes" do jovem. Residindo longe de casa desde os 16 anos, Gustavo afirma que já está acostumado com a distância. "Moro com amigos em São José dos Campos, então isso ameniza um pouco a questão de se sentir só, pois somos uma família. Mas é claro que às vezes aperta e a gente quer estar perto", completa.

De férias na cidade natal, o prudentino tem ocupado seu tempo para aproveitar a família e descansar a mente. Para ele, essa pausa é importante. Entretanto, o atleta confessa que sua rotina é carregada de treinos intensos. "De segunda à sexta-feira estou em atividade. O período da manhã é usado para a musculação e treino. À tarde continuo os treinos, mas também tenho reforço na parte física. Ao final do dia, nós temos uma atividade diferenciada. Às vezes é fisioterapia, yoga ou psicólogo, que também é essencial".

Em 2017, o tenista não esconde que o foco é se destacar mais. Com as passagens já compradas, Gustavo volta para São José dos Campos no dia 2 de janeiro. Apesar da vontade de se igualar aos grandes nomes brasileiros, ele não esconde sua admiração pelo sérvio Novak Djokovic.

 
Publicidade

Veja também