Terceira idade do Brasil Novo solicita Centro Comunitário

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 19/03/2017
Horário 13:21
 


No Conjunto Habitacional Brasil Novo, localizado na zona norte de Presidente Prudente, 35 mulheres da terceira idade são contempladas com um projeto social do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) em parceria com a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), que visa a promoção da qualidade de vida e envelhecimento saudável. Contudo, elas estão incomodadas com as condições do atual espaço onde as atividades são realizadas, bem como a remoção do antigo Centro Comunitário que, de acordo com a artesã Dulce de Mello, 57 anos, foi transformado na creche Jovita Terin. A moradora explica que o local era utilizado para as reuniões da comunidade e, na falta dele, o grupo precisou recorrer à quadra esportiva do bairro, localizada ao lado do campo de futebol.

Jornal O Imparcial Dulce lamenta remoção do antigo Centro Comunitário

Entretanto, conforme a aposentada Teresa Caetano da Silva, 74 anos, e a dona de casa Eunice Maciel, 64 anos, a área não possui alambrado nas laterais e, por conta disso, muitos pombos entram e sujam o espaço. "A Prefeitura deveria fazer a limpeza e fechar os lados da quadra para impedir a entrada dos pássaros, pois, enquanto estamos fazendo os exercícios físicos, temos que nos desviar dos pombos", comentam.

A dona de casa Ana Luisa Cabriotti, 50 anos, por sua vez, pede que o Centro Comunitário seja reinstalado para que todas as senhoras tenham um espaço adequado. "Centro Comunitário, como o próprio nome diz, é para a comunidade, e estamos sem um. A gente se reunia lá, mas agora estamos desalojadas. Felizmente, o pastor da igreja aqui da frente cedeu gentilmente o lugar para que possamos nos reunir duas vezes por semana para as demais atividades", expõe.

Procurada, a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação) informou que o coordenador municipal do idoso, João Gualberto de Paula, a presidente do Fundo Social da Solidariedade, Lisiane Bugalho, e o vereador líder do governo na Câmara, José Geraldo de Souza, Geraldo da Padaria (PSD), estiveram reunidos com representantes dos idosos do bairro na sexta-feira, dia 10. Na ocasião, receberam a solicitação para que a administração pública ceda um espaço com vistas na realização de reuniões e atividades do grupo da terceira idade. A pasta enfatiza que a proposta será estudada.

Já a Sosp (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos) informa que, no que diz respeito à quadra esportiva, a manutenção e limpeza são feitas periodicamente por suas equipes conforme a necessidade, e acrescenta que o bairro está na programação de serviços que serão executados nesta semana. "Quanto à instalação de alambrados ao redor da estrutura, a secretaria irá analisar a melhor solução para o problema em questão", completa.

Embora estejam descontentes com a estrutura, o grupo de mulheres se mostra satisfeito com as vivências promovidas. Teresa aponta que, desde que iniciou a prática regular de exercícios físicos, houve mudanças na sua vida. "Me sinto muito mais disposta e com menos dores", conta. Já a aposentada Aparecida de Lourdes Gregório, 68 anos, considera as ações "muito gostosas". "Além dos exercícios físicos, há também as mulheres que fazem a zumba. O projeto é excelente, só está faltando mesmo a conservação do espaço", pontua.

 

Estrutura do bairro

Ano de aprovação: 1990

Área de loteamento: 631.206 m²

Área verde: 68.741 m²

Quadras: 92

Construções: 1.559

Terrenos baldios: 79

População estimada: cerca de 6,2 mil pessoas

Fonte: Secom

 

SERVIÇO


A população pode promover suas reclamações, críticas e elogios sobre o bairro em que reside. O contato deve ser feito com os profissionais da Pauta, por meio do pauta@imparcial.com.br, do telefone 2104-3732 ou do Whatsapp 99104-8537.

 
Publicidade

Veja também