Termina amanhã ação em bancos de sangue

Campanha da Loja Maçônica Liberdade, Justiça e Trabalho incentiva a solidariedade para manter estoques abastecidos

PRUDENTE - André Esteves

Data 17/06/2016
Horário 09:41
 

Com a queda das temperaturas, o Núcleo de Hemoterapia anexo à Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente e o Hemonúcleo do HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo recebem menos doadores de sangue. Pensando nisso, diversas entidades de Presidente Prudente se reúnem, frequentemente, para promover campanhas que chamem a atenção da população para a causa. A Loja Maçônica Liberdade, Justiça e Trabalho, de Presidente Prudente, é um exemplo delas e encerra amanhã a ação "Doe Vida, Doe Sangue", que teve início na segunda-feira. Na manhã de ontem, 15 maçons estiveram na santa casa para praticar, em um ato solene, o gesto de solidariedade.

Jornal O Imparcial Doações de sangue podem ser feitas no hemonúcleo anexo à santa casa ou no Hospital Regional

De acordo com o diretor de ações sociais da Maçonaria, Antonio Carlos Galli, 51 anos, a expectativa de coleta de 300 bolsas já foi alcançada. "O nosso objetivo é chamar de volta aqueles que não praticam o ato de amor há bastante tempo. Felizmente, os resultados têm sido bastante positivos e aproximadamente 300 pessoas já procuraram os dois hemocentros", afirma. Conforme o presidente da loja maçônica, Oscar Peres Filho, 50 anos, a campanha não é apenas uma ação da fraternidade, mas comunitária. "Acredito que o ato seja importante para todas as entidades que trabalham em prol da sociedade", considera.

Segundo os dois coordenadores da iniciativa, cada doador que procurar os hemocentros em nome da loja maçônica concorre a uma TV de 40" e os 500 primeiros que praticarem a doação ganham um boné como brinde. Até o encerramento da campanha, devem participar da ação as categorias da Polícia Militar e dos mototaxistas.

 

Procura

A responsável pelo hemonúcleo da santa casa, Elaine Negri, aponta que, nos períodos invernosos, o banco de sangue chega a sofrer uma queda de 20% na quantidade de doadores. Ela comenta que a realização de campanhas é a melhor forma de atrair as pessoas para fazer a doação. Durante essa semana, em virtude da ação realizada pela loja maçônica, já é possível estimar um crescimento na procura de 40 para 70 pessoas. "Para manter nosso estoque abastecido, o ideal seria que 60 pessoas fizessem a doação diariamente. Nos dias mais frios, chegamos a receber apenas 20 pessoas", enfatiza.

Elaine conta que todos os tipos de sangue são priorizados e cada doador pode ajudar até três pessoas. "Quando a pessoa faz a doação, o sangue coletado é dividido em três componentes. O primeiro são os glóbulos vermelhos, que servem para tratar anemias; o segundo é o plasma, que cuida de hemorragias ou é encaminhado para a produção de medicamentos para hemofílicos, por exemplo; e as plaquetas, que tratam ou evitam sangramentos", explica. "Aqui, todo o sangue doado é aproveitado. Nada se joga fora", frisa.

Com a chegada das férias escolares, Elaine acredita que os estoques devem diminuir, visto que é um período em que as pessoas viajam, no entanto, novas campanhas estão sendo elaboradas para manter a conscientização em andamento.

 

Como doar


Os interessados em fazer a doação de sangue devem ter entre 18 e 69 anos, estar com boa saúde e ter mais de 50 quilos para homens e mais de 51 para mulheres. O banco de sangue do HR atende todos os dias da semana, das 7h às 17h, enquanto o núcleo de hemoterapia da santa casa recebe doadores de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h e, aos sábados, das 7h ao meio-dia. Doações também podem ser agendadas pelo telefone 0800-979 6049. No momento do ato, é obrigatório apresentar documento com foto.
Publicidade

Veja também