Terrenos baldios incomodam moradores de PP

Para vizinhos de áreas sem cuidados, no Parque Imperial, situação gera aparição de bichos peçonhentos, mato alto e insegurança

PRUDENTE - Estevão Salomão

Data 11/12/2015
Horário 06:14
 

 

Apesar da aplicação de multas, proprietários de terrenos baldios no Parque Imperial, em Presidente Prudente, não realizam a limpeza de suas respectivas áreas. Este descumprimento é a principal indignação dos moradores locais, que reclamam sobre o "estado de abandono" destas dimensões, que inclui a presença de animais peçonhentos, mato alto, entulhos e o favorecimento da insegurança.

De acordo com a Seplan (Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação), a fiscalização pública nesta localidade - que possui 198 terrenos baldios - ocorre de "maneira intensa", bem como o cumprimento da lei na atuação dos responsáveis, por meio da emissão de multas de 1,5 UFMs (Unidades Fiscais do Município), o que equivale atualmente a R$ 4,40 por m²..

Jornal O Imparcial População reclama de vegetação alta e presença de entulho

Sobre a reincidência desta problemática, a pasta esclarece que esta é uma obrigação dos donos, e que uma nova inspeção será realizada. "É um bairro que teve uma valorização imobiliária, e nos atentamos àqueles que compram para investimentos e acabam abandonando", aponta o secretário Laércio Batista de Alcântara.

 

"Abandonados"

Segundo o padeiro e representante da Associação de Moradores do bairro, Paulo Fernandes Ribeiro, 43 anos, diversas medidas já foram tomadas quanto à contenção da incidência, entretanto, conforme descreve, nenhum responsável presta esclarecimento à vizinhança. "A Prefeitura faz seu papel aplicando as multas, mas falta a colaboração dos proprietários", observa. Paulo ainda menciona o acúmulo de entulhos "depositados por anônimos".

A reportagem esteve no local e constatou a presença de vegetação alta, assim como o avanço da mesma em direção às residências e à via pública. Descrição mencionada pelo carpinteiro Domingos Martins da Silva, 70 anos, como "um abandono". Para ele, com a chuva as proporções aumentam ainda mais, favorecendo assim a "proliferação de mosquitos e caramujos".

O comerciante Anderson Sales, 40 anos, direciona sua insatisfação para um ponto específico. Trata-se da esquina entre as ruas Maria Godoy Canholi e a Denílson David. O endereço, conforme ele, representa risco à segurança dos pedestres, que "ficam a mercê dos perigos oferecidos, principalmente à noite".

 

Lixo


Em caso de depósito irregular de lixo, a Seplan acrescenta que as pessoas devem ter a consciência de que jogar lixo em local indevido, seja público ou privado, é crime e cabe penalidade. As denúncias devem ser feitas pelo telefone 156 – da Prefeitura – ou 190, já que o descarte irregular de lixo é configurado crime ambiental.

 

SERVIÇO

DENÚNCIAS

Para denunciar terrenos baldios ou o descarte irregular de lixo, basta entrar em contato com a Prefeitura pelo telefone 156.
Publicidade

Veja também