Tiago Ferraz fica em 2º no Torneio de Verão; Franklin Almeida é 6º

Em quatro dias de prova, o circuito foi dividido em duas cidades. Os dois primeiros em Ilha Comprida e os últimos em Peruíbe, ambas no litoral de São Paulo.

Esportes - Jefferson Martins

Data 10/02/2015
Horário 07:57
 

Por uma diferença de dois pontos, o ciclista Tiago de Almeida Ferraz, da Cerâmica Romana/Clinvet/Power Gym/Líder Bikes, deixou escapar o bicampeonato da 29ª edição do Torneio de Verão de Ciclismo, no litoral páulista. Após quatro dias de provas, o atleta ficou em segundo na classificação geral pela categoria open. Na última etapa, ele ficou em quarto. Também da equipe epitaciana, Franklin Gomes de Almeida terminou na sexta posição da elite, mesmo sem completar o primeiro dia, já que teve um pneu furado na reta final. O evento estreou na última quinta-feira e teve a prova derradeira disputada anteontem.

A competição foi realizada pela LSC (Liga Santista de Ciclismo) e contou com a supervisão da FPC (Federação Paulista de Ciclismo) e da CBC (Confederação Brasileira da modalidade). Embora tenha ficado bem classificado, Tiago Ferraz não gostou do seu rendimento. "Uma competição como essa é necessário que você tenha uma equipe, para ajudar a levar no pelotão, e como eu estava sozinho isso é uma dificuldade. O segundo lugar não me deixou feliz. Com todo respeito ao campeão, mas eu poderia ter ido melhor", garante o ciclista que na temporada passada assegurou o título da open.

"O nível estava muito elevado e você tem que administrar. Uma escolha errada pode perder pontos muito importantes para quem pensa em título", lamenta. Em quatro dias de prova, o circuito foi dividido em duas cidades. Os dois primeiros em Ilha Comprida e os últimos em Peruíbe, ambas no litoral de São Paulo.

Em segundo lugar na primeira etapa, na última quinta-feira, Tiago Ferraz voltou a pedalar na sexta-feira. Ele fechou na quinta posição. No sábado, terceiro dia de prova, o epitaciano alcançou o segundo posto e novamente foi ao pódio, fechando o último dia em quarto, anteontem. Na classe open, o campeão foi Paulo Hungria, de Itapetininga, que ficou com 35 pontos, dois a mais que Tiago – marcou 33. Maurílio Alves Cardozo, da Bardahl Promax, somou 27 pontos, e figurou na terceira colocação.

 

Recuperar terreno


Na elite, Franklin Gomes de Almeida, que não completou a primeira etapa, fez um torneio de recuperação. No segundo dia foi sétimo e no sábado subiu no pódio, com o terceiro lugar, encerrando a participação, anteontem, com um quinto lugar. O que o deixou na sexta posição na classificação final, com 18 pontos somados. "Usei como preparação para o início de temporada e consegui um resultado excelente por estar competindo sozinho contra equipes de até seis atletas", diz Franklin.

O grande vencedor da categoria foi Michel Fernandez, de Ribeirão Preto (São Francisco Saúde/Biosev/SME), que somou 44 pontos, e entrou campeão no último dia de prova. Joel Cândido Prado Júnior (Osasco/Penks/Ridley/Maxxis/Calypso) ficou em segundo, com 29; Thiago Nardin, também de Ribeirão, chegou na terceira colocação, com 26.

 

Outros campeões


Na master, a decisão foi ponto a ponto, mas quem levou a melhor foi Temistocles Cordeiro Neto (Itapetininga), com 32. Luis Fernando Biasi (Limeira) ficou em segundo, com 31, e Maurício Motta (Water Tuche) terminou em terceiro, com 29.

Assim como na sênior, onde o equilíbrio ficou evidente. Wagner Mendes Quirino (Maranga Team) subiu ao ponto mais alto do pódio e levou a taça, após somar 30 pontos. Seguido de Hamilton Fernandes de Souza (Limeira), com 29. Empatado com ele, Rodrigo Ribeiro Nunes (JC Bikes On-line) não levou a prata, pois não venceu nenhuma etapa, diferentemente de Hamilton que levou a primeira.

Única classe no feminino, a elite teve Daniela Lionço (Osasco/Penks/Ridley/Maxxis/Calypso), com 38 pontos, como vencedora, e em segundo Camila Coelho (Memorial/Santos), ficou com 31 pontos; a terceira com 28 foi Rebeca do Nascimento Fonseca (Suzano). Para o presidente da Liga Santista, José Reinato Mendes, foram quatro grandes dias de competição. "Tivemos mais uma extraordinária edição do Torneio de Verão de Ciclismo. Os atletas e equipes deram um show nestes dias", reconhece.

 

 

SAIBA MAIS

APOIADORES

Além da Prefeitura de Presidente Epitácio, os ciclistas Tiago de Almeida Ferraz e Franklin Gomes de Almeida contaram ainda com o apoio das seguintes empresas na 29ª edição do Torneio de Verão de Ciclismo: Cerâmica Romana, Clinvet Veterinária, Academia Power Gym, Líder Bikes e Flash Pneus.
Publicidade

Veja também