TikTok: aplicativo atrai cada vez mais usuários 

Especialista comenta sobre sucesso da plataforma durante a pandemia, especialmente entre os jovens; digital influencer dá dicas para quem quer alavancar em seguidores e visualizações

VARIEDADES - GABRIEL BUOSI

Data 20/09/2020
Horário 10:04
Reprodução - Marcos Akira produz conteúdo desde o início do ano e já coleciona bons números 
Reprodução - Marcos Akira produz conteúdo desde o início do ano e já coleciona bons números 

O aplicativo TikTok por si só, já é um sucesso por aqueles que estão imersos no mundo da tecnologia. Com a chegada inesperada do atual distanciamento social, muitas foram as pessoas que se viram trancadas dentro de casa, cheias de criatividade para colocar pra fora, e que encontraram no aplicativo uma maneira de diversão, aproximação e entretenimento. 
A publicitária e analista de mídias digitais, Danielle Muniz Silva, explicou que o sucesso também se dá pela quantidade de tempo que as pessoas passam a mais no celular, por causa da pandemia, e afirmou que a interação e a criatividade permitida pela plataforma são grandes diferenciais e que atraem o público. 
“O TikTok é voltado para a gravação de vídeos curtos. Dá pra gravar dublagens de músicas, participar dos famosos desafios e muito mais”. Ela lembra que outra diferença interessante é que logo na tela inicial o aplicativo mostra os vídeos dos usuários que cada um segue e recomenda vídeos que podem ser interessantes de acordo com hashtags usadas, pela popularidade do vídeo e gostos, levando em conta o tipo de conteúdo que cada pessoa mais consome para a sugestão. 

Empresas podem se aventurar?

Danielle afirma que antes de uma empresa levar em conta a utilização do TikTok no seu plano de mídia, ela precisa saber que a maior parte do público presente na plataforma é jovem, e a maioria dos vídeos tem certo tom de humor. “Se o público da empresa é mais velho, no entanto, isso não a impede de usar, levando em consideração que a plataforma cresce todos os dias”. Porém, ela ressalta que precisa ser um público mais “informal”.

“O TIKTOK É VOLTADO PARA A GRAVAÇÃO DE VÍDEOS CURTOS. DÁ PRA GRAVAR DUBLAGENS DE MÚSICAS, PARTICIPAR DOS FAMOSOS DESAFIOS E MUITO MAIS”
Danielle Muniz Silva

A especialista afirma ainda que 41% dos usuários da plataforma estão na faixa-etária entre 16 e 24 anos, e comenta que outra parcela significativa está na faixa que vai dos 24 aos 30, o que deve ser levado em conta pelas empresas que se aventurarem na ideia. “Isso se chama análise de compatibilidade entre a faixa-etária do público-alvo da marca com o público da rede”. Por isso, para não afetar a credibilidade da empresa, o conceito dela precisa ser “compatível” com o aplicativo. 

Um exemplo de sucesso no app

O digital influencer Marcos Akira, de Presidente Prudente, assim como já ocorre no Instagram, cresce cada dia mais no TikTok. Com mais de 101 mil curtidas em seus vídeos, ele conseguiu, apenas em uma publicação, alcançar mais de 2,1 milhões de visualizações. Presente no aplicativo desde o início do ano, por causa da frequente demanda de usuários que migraram para lá, ele afirma que foi a necessidade de conhecer melhor a proposta que o atraiu. 
“O TikTok é um aplicativo de conteúdos rápidos, com vídeos de 15 - 60 segundos. Um outro fator, não menos importante, é a diferença de algoritmo por de trás dele, já que o robô que comanda a entrega dos vídeos trabalha de uma forma muito mais ‘amigável’ que o concorrente Instagram”, apontou. 
No caso do digital influencer, os conteúdos mais produzidos por ele na plataforma estão relacionados à saúde e beleza, estilo masculino e dublagens. 

Dicas para quem quer visibilidade e seguidores

Marcos Akira afirma que tanto no Instagram quanto no TikTok existem estratégias para aumentar o alcance. Entre as dicas que ele dá nas mentorias que realiza estão:

- Postar com frequência de 1vez ao dia;
- Publicar conteúdos com qualidade;
- Pesquisar quais são os assuntos do momento dentro da plataforma (Trends);
- Utilizar músicas que estejam em alta;
- Invista em vídeos que prendam a atenção do usuário;
- Produza conteúdos compartilháveis (comédia, informativo, polêmicas, fofos);
- Utilize áudios que são frequentemente utilizados dentro da plataforma;
- Estude a plataforma, tenha referências e se inspire em coisas que deram certo.

Foto: Cedida

Danielle: “Interação e a criatividade permitida são grandes diferenciais”

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