Tipo de pisada também é fator importante

Para conhecer o seu tipo (pronada, supinada ou neutra), é adequado passar por uma avaliação física

Esportes - CAIO GERVAZONI

Data 07/08/2022
Horário 08:40
Foto: Freepik
Pessoas com o pé-chato”, geralmente, têm a pisada pronada, e possuem o menor leque de opções nas lojas
Pessoas com o pé-chato”, geralmente, têm a pisada pronada, e possuem o menor leque de opções nas lojas

Os especialistas ouvidos pela reportagem relatam que o movimento de pisada da pessoa também é um fator importante na hora de escolher um calçado. Cada ser humano pisa de uma maneira, contudo, as pisadas são generalizadas em três formas: pronada, supinada e neutra. Para conhecer o seu tipo de pisada, é adequado passar por uma avaliação física. 
De modo geral, Leonardo Bernardes Piccioni, graduado em Educação Física pela FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), descreve que pessoas com o famoso “pé-chato”, geralmente, possuem a pisada pronada e que este tipo é o que possui o menor leque de opções nas lojas. “Os mais comuns de se encontrar são de pisada neutra e supinada [pisada com arco acentuado]”, indica o educador físico. 

Validade do tênis

Em relação à validade do tênis, o empresário e educador físico, graduado pela FCT/Unesp, Manoel Carlos Spiguel Lima, o Manú, pontua que a durabilidade depende da deformação do solado e também da frequência de uso do calçado. “Há uma variação grande em relação à durabilidade do tênis. A pessoa tem que observar a deformação do equipamento, principalmente, do solado se for EVA ou borracha. A borracha, como disse anteriormente, é mais durável”, relata o profissional. “No caso do tecido do tênis, ele geralmente acaba ficando num aspecto murcho [quando está desgastado]”, complementa Manú. 
Leonardo aponta que a validade do calçado depende do uso e indica os sinais que devem levar a pessoa a “aposentar” o tênis.“Alterações na forma/pisada e o desgaste no solado são sinais importantes a se levarem em consideração”, finaliza o educador físico. 

 

Publicidade

Veja também