Tiradas Sem Tiros de John Wayne

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista contra o cigarro e a cigarrilha

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 10/12/2020
Horário 05:30

John Wayne foi um dos maiores atores do cinema americano a começar pela altura: 1,92 metro. Um grandalhão. Dizem que ele "papou" todas - ou quase todas - as atrizes com as quais contracenou. Vai ver que, de saia, ele só não se interessava por padre e escocês.
John Wayne atuou em dezenas de filmes, muitos deles clássicos do faroeste. Destaco, por exemplo, "Rastros de Ódio", "O Homem que Matou o Facínora" e "O Céu Mandou Alguém", os três dirigidos pelo lendário cineasta John Ford.
Já que o Natal bate à porta, lembro que "O Céu Mandou Alguém" tem uma mensagem, digamos, cristã e para quem ainda não viu deixo aqui a sugestão. Outro belo faroeste com Wayne no papel principal é "Onde Começa o Inferno", dirigido por Howard Hawks. No elenco também estão a bela atriz Angie Dickinson, Walter Brennan e os cantores Dean Martin e Ricky Nelson.
Já no filme "Depois do Vendaval", também dirigido por John Ford, ele deixa o rifle e o "berro" de lado para interpretar um pugilista que visita sua terra natal, a Irlanda. 
John Wayne também tinha ótimas tiradas. É autor de frases com um quê de humor, que reproduzo abaixo. 
1-Dinheiro não traz felicidade, mas é mais confortável chorar numa Mercedes do que numa bicicleta. 2-Perdoe seu inimigo, mas lembre-se do nome do bastardo.
3-Ajude as pessoas que estiverem com problemas e elas vão se lembrar de você quando estiverem com problemas novamente. 4-Muitas pessoas estão vivas porque é ilegal atirar nelas. 5-O álcool não resolve nenhum problema, mas e daí: o leite também não.
John Wayne nunca escondeu a bronca que tinha dos comunistas e da esquerda em geral. Encurtando conversa: era um ultradireitista de carteirinha, talvez só perdendo para o Trump Pinóquio e o Tantã Brazil. 
Mas isso não tem a menor importância, pois o que interessa mesmo são os belos filmes que ele fez. Cineastas franceses de esquerda, como Jean-Luc Godard, admiram John Wayne, uma lenda do cinema mundial.

DROPS

Eu vou tomar duas injeções! Uma em cada braço e uma em cada... Vão ser quatro vacinas.
(Zeca Pagodinho, em entrevista para a repórter Ana Carolina Raimundi no “Fantástico”)

E o gado continua seguindo o berrante que leva ao matadouro.
(José Gomes, internauta no site Brasil 247)

Os calos são produzidos por sapatos de qualquer cor.
(Barão de Itararé)

Psicopata é uma coisa que a pata não é.

Publicidade

Veja também