Todos devem estar preparados para a retomada das aulas presenciais

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 17/10/2021
Horário 03:58

A partir de amanhã, ocorre a retomada obrigatória dos alunos às aulas presenciais para as redes estadual, municipal e privada, vinculadas ao Conselho Estadual de Educação. Até então, a presença era facultativa às famílias. Como toda mudança, a medida gerou divergência de opinião entre entidades que representam a educação. Há quem considere a iniciativa do governo do Estado precipitada, temendo uma proliferação em massa da Covid-19 – visto que a pandemia ainda não acabou.
Já outros defendem que passou da hora das atividades presenciais serem retomadas, devido o prejuízo na educação e na própria socialização dos estudantes. Muitos pais e responsáveis estão realmente preocupados com o nível do aprendizado dos alunos, visto que, de fato, o ensino online não se compara ao presencial – até porque, muitos professores e estudantes não se adaptaram ao formato remoto. 
Opiniões à parte, fato é que as aulas presenciais obrigatórias serão retomadas nesta segunda-feira, e todos – pais, alunos, docentes e funcionários – precisam estar preparados para este recomeço. De acordo com o governo do Estado, a imunização de 97% dos profissionais da educação, com esquema vacinal completo, garante maior segurança para a retomada por completo das aulas. Além disso, informa que 90% dos adolescentes de 12 a 17 anos já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
Os dados são, realmente, um alento a todos os envolvidos no ambiente escolar, visto que estamos conseguindo retomar nossas vidas por causa da vacina. No entanto, os protocolos sanitários devem ser mantidos. O uso do álcool em gel e da máscara ainda se fazem imprescindíveis. E, caso o aluno tenha qualquer sintoma de Covid, não deve comparecer à escola. Um precisa cuidar do outro. Só assim conseguiremos seguir em frente com êxito!

Publicidade

Veja também