Vou contar algo esquisito que aconteceu comigo: depois de uma boa compra em uma grande rede de farmácia em Londrina, que tem nome de santo que escreveu evangelho, disseram que tinha ganhado um cashback, ou seja, dinheiro de volta e poderia usar em uma futura compra.
Essa história de dinheiro de volta é conversa de mãe do tipo “Na volta a gente compra”, mas enfim. Era uma grana de volta até razoável e pensei comigo: “Que beleza! Na próxima vez que precisar ou para qualquer remédio de uso contínuo, vou lá de novo! Pronto, o marketing funcionou! Certo? Óbvio que não, né?
Saca só que o que eu chamo de momento em que o dono talvez não faça ideia do que fazem com sua empresa: uns dois meses depois quando cheguei para comprar um remédio, porque graças aos céus eu não preciso ir à farmácia todo dia ou toda semana como vou ao supermercado, a mocinha do caixa fez um cara de surpresa quando requisitei o cashback! Sabe aquela feição básica que você já percebe que vai ser tratado como um verme?
Expliquei a ela tudo certinho, mas a carinha de perdida continuou até o gerente resolver a questão: o cashback só durava 15 dias! Nariz de palhaço no meu rosto e o olhar superior da menina do caixa pensando assim: “toma distraído”.
Que programa de relacionamento péssimo, que horror de fidelização! Pior é que fui reclamar no Instagram da rede e o social media teve a manha de só mandar as regras do cashback e escrever assim: “leia as regras”! Ou seja, “toma distraído” de novo e direito a mais um nariz de palhaço.
Tentei ainda argumentar que a questão não era eu ter ou não lido, mas que a empresa estava prestes a perder um cliente e aí ela simplesmente parou de falar comigo. Deve ter ido tomar um shake e reclamar nas redes sociais que a vida de social media é um saco.
Enfim, fica o alerta do distraído aqui para o possível distraído que está aí! Cuidado com estas promoções do tipo “engana bobo”. E uma atenção também para os empresários. Será que sabem o que tem acontecido nestes meandros de relacionamento ou têm relegado estas decisões a gente que não está nem aí para a identidade, imagem e reputação da marca?