Toque Picante

Delícias & Delícias

COLUNA - Delícias & Delícias

Data 06/09/2017
Horário 11:52

Jornal O Imparcial

 

Com vários nomes, cores e formas, as pimentas perfumam e dão sabor a doces e salgados.

                Quando chegaram à América, os espanhóis se apaixonaram pelos frutos picantes e coloridos das plantas da família do pimentão e os levaram para a Europa. Começou uma disputa com a pimenta-do-reino, especiaria do Oriente que já competia com a malagueta africana. Chamados todos de pimenta, os novos frutos passaram a ser consumidos secos e moídos. Hoje, existe uma variedade de pimentas, que temperam pratos de cozinhas tão distintas quanto a baiana e a árabe. Para não errar na escolha, veja alguns tipos:

•              Pimenta-do-reino branca: os grãos são colhidos maduros e, depois, deixados para secar. Pouco picante, é indicada para carnes brancas e peixes.

•              Pimenta-do-reino verde: colhida antes da maturação, também pode ser adquirida em conserva de óleo ou vinagre. É ideal para molhos e patês.

•              Pimenta-do-reino preta: sua colheita é feita com o fruto verde. Depois, seca ao ar livre e os grãos ficam escuros e enrugados. Vai bem com qualquer prato.

•              Dedo-de-moça: comum em todo o país, é suave. Perfeita em peixes, moquecas e no vinagrete.

•              Malagueta: tem origem africana, é muito picante. Pode ser usada fresca, moída ou seca (veja chili)

•              Chili: para americanos e mexicanos é qualquer pimenta, como a malagueta seca.

•              Cumarim: na Itália é o peperoncino. Ardida e amarga, combina com carnes e feijão.

•              Cambuci: surgiu na Bolívia e no Peru, mas também é comum no sul do Brasil e norte da Argentina. Um pouco doce, aromatiza os refogados.

•              Pimenta-de cheiro: também conhecida como pimenta-bode, é picante e muito usada em pratos baianos.

•              Pimenta caiena: é da Guatemala, tem sabor forte e aparece nas cozinhas mexicana e asiática, em saladas e molhos. A caiena em conserva é forte e mais usada na mesa do que no preparo de pratos.

•              Pimenta-da-Jamaica: nativa da América central e do México, é adocicada. Vai bem em carnes, embutidos, pães, bolos e cremes doces.

•              Pimenta rosa: não é uma pimenta, mas o fruto da aroeira. Suave, combina tanto com salgados quanto com doces.

É bom saber . . .

•              Usada com moderação, a pimenta funciona como estimulante do apetite, descongestionante, antinflamatório e expectorante. Cuidado apenas com a pimenta-do-reino. Em excesso, pode irritar o aparelho digestivo.

•              Se errar na mão, não tome água. Ela espalha o ardor por toda a boca. Prefira iogurte, leite, cerveja, que interagem com as substâncias picantes, neutralizando-as.

 

Delícia com Chocolate

Petit Gâteau significa “pequeno bolo” e, ao contrário do que muitos pensam, sua origem não é francesa, mas sim, norte-americana. Foi nos Estados Unidos, mais precisamente na década de 90, que surgiu essa deliciosa sobremesa. O que poucos sabem é que o pequeno bolo é fruto de uma receita mal executada. Conta-se que um auxiliar de cozinheiro aumentou demais a temperatura do forno, fazendo com que a massa ficasse crocante e o recheio cremoso. Ninguém imaginava, mas o doce ficou uma delícia e todos do restaurante aprovaram o que, anos depois, se tornaria popular em todo o mundo.

 

Petit Gateau de Chocolate Branco

Jornal O Imparcial

 

Ingredientes: 150g de frutas vermelhas congeladas ou frescas (framboesas, amoras, morangos), 2 colheres (sopa) de suco de limão, 1 colher (sopa) de açúcar.

 

Para a Massa: 250g de chocolate branco, picado, 150g de manteiga sem sal, derretida, 4 ovos, ½ xícara (chá) de açúcar, raspas de 1 limão, 1 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada.

Preparo: Recheio: Aqueça as frutas vermelhas, o suco de limão e o açúcar em fogo baixo, até ficarem com a consistência de uma geléia. Coloque pequenas porções de recheio em uma gaveta de gelo e leve-a ao freezer por cerca de 2 horas.

 

Massa: Derreta o chocolate em banho-maria, misture-o com a manteiga derretida e deixe esfriar. Bata os ovos, o açúcar e as raspas de limão. Junte a mistura de chocolate e manteiga e, aos poucos, adicione a farinha de trigo, misturando até obter uma massa homogênea. Unte forminhas próprias para petit gateau com manteiga e enfarinhe-as. Preencha com massa até a metade e coloque uma bolinha de recheio congelado. Complete com massa até preencher ¾ da capacidade de cada forminha. Pré-aqueça o forno a 200ºC e asse os bolinhos por 7 minutos. Para identificar o ponto correto de cocção, observe se as bordas estão firmes e o centro, levemente mole. Retire-os do forno e desenforme cada unidade diretamente no prato em que for servir, acompanhado de sorvete ou de mais calda de frutas vermelhas.

 

Nutrição

Preserve os Ossos

Dietas não balanceadas, uso de remédios para emagrecer e sedentarismo acentuam a osteoporose. Saiba como evitá-la.

•              Consuma alimentos como: leite, iogurte, queijos, bacalhau, sardinha e verduras ricas em cálcio (brócolis, espinafre, rúcula, couve.

•              Limite-se a quatro xícaras de café (a específica), por dia. Em excesso, ele acelera a eliminação de cálcio pela urina.

•              Crie o hábito de tomar um copo de leite antes de dormir já que, à noite, a absorção de cálcio aumenta.

•              Pulverize gergelim sobre as saladas e massas e adicione 1 colher (sopa) de leite em pó às vitaminas e aos sucos.

•              A osteoporose torna-se cada vez mais frequente, na medida em que os erros alimentares se tornam mais intensos e a prática de esportes, menos valorizada.

•              A grande quantidade de vitaminas e sais minerais presente nos vegetais, favorece o bom funcionamento ósseo e ajuda na remoção de substâncias tóxicas do trato gastrintestinal, prevenindo assim o aumento da acidez sanguínea e a desmineralização óssea.

•              Os alimentos fritos, picantes, oleosos e o excessivo uso de comidas refinadas, como doces, produtos de confeitaria, pães e outros produtos do trigo refinado, são importantes fatores que contribuem para o surgimento de doenças articulares.

•              A soja é uma excelente  fonte de proteínas e constitui uma fonte rica em cálcio, fibras, vitamina K, fósforo, magnésio, zinco, cobre e manganês, todos essenciais na prevenção e controle da osteoporose.

•              O uso da soja tem sido importante no trabalho preventivo e curativo da osteoporose em todas as faixas etárias.

•              É importante que nos preocupemos com a questão alimentar na prevenção e no controle da osteoporose, principalmente pelo fato de que este tipo de alimentação a que nos referimos será também altamente benéfico na prevenção e no controle de diversas outras patologias, principalmente as doenças cardiovasculares.

Publicidade

Veja também