Trabalho conjunto favorece queda no número de acidentes de trânsito

EDITORIAL -

Data 30/01/2019
Horário 04:05

Estatística divulgada pela Polícia Militar revela um dado preocupante em Presidente Prudente. O número médio de acidentes de trânsito na cidade foi de 345/mês durante 2018. A quantidade é inferior à catalogada pela corporação no ano anterior, com média de 358 ocorrências mensais. Em números absolutos, foram 4.142 diante de 4.299 registros. Mesmo em queda, o cenário merece atenção das autoridades, uma vez que a média ainda é alta, reflete o trânsito na área urbana, bem como revela o mau comportamento dos condutores.

Não é novidade que a maioria das colisões ocorre por conta da imprudência dos motoristas. Do total de acidentes em 2018, 1.166 ocorrências resultaram em feridos, e outras 2.886 tiveram vítimas ilesas. Em 2017, 1.177 acidentes tiveram vítimas e 3.021 não Os atropelamentos caíram 101 para 90 no período analisado. Embora menores os indicadores, o ideal é que eles estivessem em zero ou bem próximo dele. Se todos fizessem a sua parte e contribuíssem para um trânsito mais seguro, seria realidade.

Assim como a maior parte dos municípios da região, a capital da Alta Sorocabana foi sendo construída ao longo dos anos e, desta forma, seu trânsito. Em alguns pontos, temos cruzamentos perigosos, sinalizações deficientes, grandes rotatórias e outras obras de arte que, em muitas vezes, não ajudam a fluidez do trânsito. No centro, então, é cada vez mais caótico conquistar uma vaga para estacionar e transitar com facilidade nos horários de pico.

A cidade cresce constantemente, tem características de grandes centros, porém carece de estrutura. Ainda que tenhamos esforço das autoridades nas fiscalizações, com campanhas educativas e ações de conscientização, precisamos de um projeto de reestruturação das vias de trânsito mais eficaz, rotas de fuga, de controladores de velocidade e outros. Ao mesmo tempo, necessitamos de policiamento constante nos pontos de concentração de acidentes, bem como intensificação dos trabalhos para garantia de segurança no trânsito.

Aos usuários, ao mesmo tempo, que cumpram suas obrigações diante do CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Diariamente há flagrantes de imprudência, contorno em locais proibidos, ultrapassagem pela direita, sobretudo por motociclistas, tráfego na contramão, excesso de velocidade, travessia em semáforo fechado... No trânsito, condutores com pressa, cobrando passagem, se empregando de xingamentos, expondo todos ao redor a riscos. Mas, até quando?

Publicidade

Veja também