Tradição: igrejas de PP mantêm montagem do presépio de Natal

Ornamento religioso começou como tradição na igreja católica em 1223 com São Francisco de Assis, ao montar a primeira estrutura para retratar o nascimento do menino Jesus

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 24/12/2020
Horário 05:12
Foto: Weverson Nascimento
 Paróquia São Judas Tadeu conta com ornamentos ricos em detalhes
Paróquia São Judas Tadeu conta com ornamentos ricos em detalhes

O clima de Natal é sempre bem-vindo em qualquer lugar. A data mais esperada do ano para os religiosos relembra o nascimento do menino Jesus, salvador da humanidade, na simplicidade de uma manjedoura. Tal cena relatada nas antigas escrituras perpetua até os dias de hoje e é sempre retratada através dos tradicionais presépios. Em Presidente Prudente, igrejas católicas encantam os olhos dos fiéis através de ornamentos ricos em detalhes, como é o caso da Paróquia São Judas Tadeu, e o simbolismo social retratado neste ano pela Paróquia Santa Rita de Cássia.
A história do presépio começou como tradição da igreja católica em 1223 com São Francisco de Assis, ao montar a primeira estrutura para retratar o nascimento do menino Jesus, conforme relata o pároco da Paróquia São Judas Tadeu, Tiago da Silva Carvalho. “A ideia é trazer a igreja e os cristãos a essa essência da simplicidade e da humildade. É celebrar o nascimento de Cristo e ao mesmo tempo tomar posse de um presente, que é a graça e presença de Deus em nossas vidas”, explica. A partir do frade franciscano, a tradição do presépio foi sendo disseminada pelos cristãos, e hoje o propósito é que cada família construa um presépio em sua casa como um símbolo da preparação para celebrar o Natal, e também para acolher e receber Cristo.

Nascimento de Jesus

Na comunidade São Judas Tadeu, a tradição do presépio natalino existe desde quando a unidade católica era apenas uma capela. O atual ornamento é uma obra de arte que veio de São João del-Rei (MG), está na igreja há dois anos e substituiu peças que foram se deteriorando com o tempo. Este, como qualquer outro presépio, tem o propósito de preparar a igreja para receber Jesus na celebração do Natal, explica o pároco responsável. “O presépio a cada ano tem uma perspectiva, mas o objetivo será sempre manifestar os desejos, anseios e propósitos, e ter essa certeza que o Natal para nós, cristãos, é um novo tempo”, explica. Na igreja, o presépio é montado todos os anos na festa de Cristo Rei e fica até o dia 6 de janeiro, data que celebra a festa dos Santos Reis – relato cristão que relembra a visita dos três reis magos a Emanuel, Deus conosco.  
Em casa ou na igreja não existe uma regra de como tem que ser o presépio, explica padre Tiago. Ele começa com a Sagrada Família (Maria, José e Jesus) e os personagens vão sendo inseridos de acordo com o desejo, manifestação de cada casa, e a realidade de cada família. “Tem pessoas que montam o presépio na simplicidade, e têm àquelas que montam com ornamentos e tudo mais. Mas, o valor e o simbolismo são os mesmos. É o carinho, a devoção, o empenho, a dedicação nesta celebração do nascimento de Jesus”. 

Presépio com representatividade

No caso da Paróquia Santa Rita de Cássia, o padre José Altino Brambilla relata que o presépio foi montado por membros da comunidade. “Vários grupos se empenharam demonstrando a diversidade e unidade da comunidade de fé. Compõe o presépio a sagrada família: a bem-aventurada Virgem Maria, São José e ao centro o menino Jesus, que será colocado na noite do Natal”, explica. 
A paróquia chamou atenção da comunidade por reforçar a representatividade social. “Colocamos ao fundo um painel de uma favela lembrando que Jesus veio para os pobres e excluídos. Há algumas imagens negras como a Virgem Maria, um dos magos e o menino Jesus. O presépio é uma linguagem não escrita, mas em forma de imagens. É uma linguagem que todos podem ler, em qualquer lugar, língua ou cultura. Ele nos faz lembrar o acontecimento central da história da humanidade: a encarnação do Filho de Deus”.
Tradicionalmente, a figura do menino Jesus deve ser colocada em cena apenas no dia 25 de dezembro, noite de Natal. Para esta reportagem, portanto, a obra de arte foi solicitada para retratar os detalhes do presépio natalino. 

Fotos: Paróquia Santa Rita de Cássia

paróquia faz montagem de presépio com representatividade social em presidente prudente
Paróquia Santa Rita de Cássia apostou na representatividade social

presépio igreja presidente prudente
Ao fundo, imagem de uma favela reforça que Jesus veio para os pobres e excluídos 

Publicidade

Veja também