Tradições juninas impulsionam vendas no comércio

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 23/06/2016
Horário 10:10
 

Pirapozinho celebra amanhã São João Batista, o padroeiro da cidade. Durante todo o mês de junho, colégios, entidades e instituições públicas organizam festas em alusão ao santo. Também nesta época, a prefeitura realiza a maior delas, a Fejupi (Festa Junina de Pirapozinho), considerada a maior festa temática da região. Oportunidades como estas são vistas com bons olhos pelos comerciantes dos setores de confecções, calçados e alimentos da cidade, que comemoram as vendas do período.

O comércio de roupas e confecções é um dos exemplos de setores impactados pelas vendas. Segundo a comerciante Daniela Rapado, proprietária do Bazar São Paulo, empresa de confecções e artigos em geral na cidade, as festas juninas realizadas neste período contribuem com o aumento vendas. "Especialmente neste mês, nós vendemos os itens festivos de festa junina, como vestidos, camisas xadrez e chapéus, um tipo de mercadoria sazonal que não é vendida o ano todo, mas somente nesta época", relata.

Ainda segundo a comerciante, as festas impactam não somente o consumo de confecções específicas de festas juninas, mas também de roupas em geral. "Para a Fejupi, por exemplo, nem todos se caracterizam de caipira, mas as pessoas acabam consumindo um pouco mais pra participarem destes eventos. Elas sempre querem uma roupa nova", acrescenta.

Já nas lojas de calçados de Pirapozinho, as botas são os produtos mais procurados. Em uma das empresas do ramo na cidade, o aumento nas vendas de botas neste período chega a 20%, se comparada com os outros meses. "Neste período, temos a procura maior por botas femininas, que chega ao dobro das masculinas em quantidade, e também infantis; principalmente por conta das festas juninas escolares e a própria Fejupi, mas também a chegada do inverno", conta Islene Almeida, funcionária da Estela Calçados.

Para as empresas do ramo alimentício, como os supermercados, a exposição dos produtos típicos da época é o que mais chama a atenção dos clientes. A gerente da rede de Supermercados Koike, Maria da Piedade, conta que o aumento nas vendas cresceu do ano passado para cá, quando a empresa inovou com a implantação de uma barraca de variedades próxima da padaria da loja em Pirapozinho. "Nela são expostos produtos industrializados, como amendoim, milho para pipoca, milho para canjica, paçoca e outros, e também alimentos caseiros como bolos, canjica, doce de abóbora e derivados do milho", diz.

Trazer o produto para perto do cliente ao tirar do balcão e das prateleiras e levar para a barraca foi uma iniciativa que tem dado certo, como conta a nutricionista Andressa Mescoloti, responsável pela produção na padaria da empresa.

Ela também ressalta que os produtos mais procurados, neste período, sãos os caseiros. Em dia de promoções, como na sexta-feira, a empresa chegou a vender mais de 15 bolos por dia, em pedaços, além dos bolos que foram produzidos em tamanhos menores e dos demais produtos caseiros. "São produtos caseiros, naturais, receitas de casa. O cliente não tem tempo de fazer em casa, mas o produto de casa ele encontra aqui também", salienta.

 

Serviço


A 28ª Fejupi é realizada pela Prefeitura do Município e ocorre até dia 25 de junho, no Parque do Povo de Pirapozinho.
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